Secretas investigam raízes de Lúcia Moreira, mãe de bombista
Os atentados aconteceram na passada sexta-feira. Mais de uma centena de pessoas morreu.
© Reuters
País Minho
Lúcia Moreira, a mãe de Ismael Omar Mostefai, um dos responsáveis pelos ataques que ocorreram em Paris, na passada sexta-feira, está a ser investigada.
Os Serviços de Informações de Segurança estão a investigar as origens minhotas da portuguesa de 54 anos, noticia o Jornal de Notícias.
Na manhã de terça-feira, as secretas dirigiram-se à freguesia de Nossa Senhora do Amparo, na Póvoa de Lanhoso, onde questionaram os residentes sobre a casa onde tinha nascido Lúcia.
“Disseram que eram agentes, mas eu não sabia quem era. Agora, pelo apelido, já sei quem é. Era uma família muito conhecida aqui”, revela um habitante, Manuel Pereira.
Os vizinhos recordam 'Lucinha', a segunda mais velha de cinco irmãos, que "passava o dia todo a brincar à porta de casa". Acabou por ir para França com seis anos, juntamente com os outros irmãos.
Desde então só voltou a Portugal uma vez, já casada com Mohammed, o argelino, pai de Ismael, que a converteu ao Islão. Veio visitar a Póvoa de Lanhoso há cerca de dez anos. Os vizinhos lembram-se de Lúcia vir completamente tapada.
Os agentes tinham como objetivo recolher toda a informação sobre os antecedentes da família de Ismael, que há muitos anos não regressa à terra natal.
Recorde-se que Ismael foi um dos bombistas-suicidas do Bataclan, local onde decorria o concerto dos Eagles of Death Metal.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com