Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
24º
MIN 18º MÁX 26º

Supremo confirma reintegração de trabalhadores despedidos há sete anos

Quatro trabalhadores despedidos da Novartis há sete anos vão voltar ao trabalho sexta-feira depois de o Supremo Tribunal de Justiça ter confirmou a ilicitude do despedimento, anunciou esta segunda-feira o sindicato que os representa.

Supremo confirma reintegração de trabalhadores despedidos há sete anos
Notícias ao Minuto

17:25 - 04/03/13 por Lusa

País Novartis

De acordo com o Sindicato das Industrias Transformadoras do Centro e Norte (SITE Centro-Norte), o Supremo Tribunal de Justiça confirmou a decisão do Tribunal da Relação e do tribunal de primeira instância, considerando ilícito o despedimento colectivo de trabalhadores da Novartis, em 2006.

Há cerca de sete anos a empresa procedeu a um despedimento colectivo de 23 trabalhadores, quatro dos quais optaram pela impugnação do despedimento, que os tribunais declararam ilícito.

"Agora que o Supremo Tribunal de Justiça confirmou a ilicitude do despedimento podemos voltar ao trabalho e estamos a pensar regressar sexta-feira", disse à agência Lusa Sandra Barata, uma das trabalhadores despedidas, dirigente do SITE centro-Norte.

O sindicato vai enviar terça-feira uma carta à empresa a informá-la da intenção dos trabalhadores de regressarem ao seu posto de trabalho na sexta-feira.

Os trabalhadores que vão voltar à Novartis são delegados de informação médica, dois do norte do país, uma do centro e outra de Lisboa.

Sandra Barata explicou à Lusa que os quatro trabalhadores mantiveram a exigência da sua reintegração ao longo de sete anos, apesar da Novartis ter tentado sempre negociar as rescisões contratuais, por considerarem que não havia motivo para o despedimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório