Portuguesa 'rouba' dramas de outros pais para obter atenção
Esquema já foi desmascarado em blogues norte-americanos e nas redes sociais.
© Warrior Eli Hoax
País Esquema
Há uma portuguesa que já foi Inês Rocha, mas também Maria Amorim e Mary Amorim, ou Mary Kirsch ou Mary Rocha e até Mary Dawson, entre muitos outros nomes. Todos estes nomes têm algo em comum. Escondem a história de uma mulher que faz amizade com pais de crianças que sofrem de problemas graves, como cancro, e que rouba depois fotos e até esses dramas.
Através do Facebook, esta mulher faz amizade e em certos casos encontra-se mesmo pessoalmente com pais de crianças em tratamento. Quando não é ela a tirar fotos que dirá mais tarde que são suas, opta por simplesmente copiar a imagem de uma página pessoal de outra pessoa, fazendo daquele drama uma história sua.
O esquema, que num primeiro momento se poderia pensar ser uma forma de lucrar com donativos, é na verdade mais peculiar. Esta mulher pede orações e agradece a atenção alheia. Vive fingindo que todos estes dramas são seus. Há vítimas por cá mas também do lado de lá do Atlântico.
O esquema dura há muito e já tem vindo a ser desmascarado, nomeadamente em blogues norte-americanos e nas redes sociais. Mas há casos também em Portugal. O Notícias ao Minuto confirmou junto da GNR da Maia que na sexta-feira passada foi apresentada uma queixa por uma mãe, a propósito de uma lápide falsa. A lápide foi entretanto apreendida.
Esta história na Maia faz hoje primeira página no Jornal de Notícias, que explica que a mãe em causa, que tem um filho de cinco anos vivo, mas a sofrer de leucemia, “tremeu” quando viu no cemitério de S. Pedro de Avioso a lápide com o nome do seu filho.
Na página online do grupo Warrior Eli Hoax são várias as histórias bizarras com contornos semelhantes. Sempre que é descoberta, Maria Amorim (um dos seus muitos nomes fictícios) ‘desaparece’, voltando a surgir mais tarde, envolta noutra história tenebrosa. Resta saber quando o esquema chegará ao fim.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com