Médicos não 'picam o ponto'
Um relatório realizado pela Inspecção Geral das Actividades em Saúde (IGAS), a que o Jornal de Notícias teve acesso, detectou falhas no controlo dos tempos de trabalho dos médicos em 10 dos 19 hospitais analisados. Em causa está o não uso do registo biométrico de controlo de assiduidade e pontualidade obrigatório por lei.
© Reuters
País Irregularidades
Segundo a edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias, a Inspecção Geral das Actividades em Saúde (IGAS) detectou a falta de rigor em alguns hospitais onde os médicos não exercem o controlo das horas de trabalho ao não ‘picarem o ponto’.
O relatório levado a cabo pela IGAS detectou falhas a esse nível nos centros hospitalares do Baixo Vouga, do Tâmega e Sousa, de Tondela/Viseu e da Unidade Local de Saúde do Alto Minho. Nestas unidades, os clínicos estão excluídos da obrigação de ‘picar o ponto’.
Por seu turno, foram detectados outras unidades hospitalares onde o controlo do horário de entrada e saída do médico era feito pelo próprio de forma manual (através de folhas), e exemplo disso é o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, tendo sido encontrado uma folha em que as horas de saída não correspondiam à realidade. No entanto essas horas foram pagas pela instituição de saúde pois o médico em questão encontrava-se “em acumulação com actividades privadas”, escreve o relatório citado pelo JN.
O relatório alerta ainda para o facto de poderem ser efectuados pagamentos indevidos devido às falhas detectadas no uso do sistema biométrico, que não permitem a interligação dos registos de horários com o sistema informático que processa dos recibos de vencimento.
A IGAS critica ainda as administrações das unidades hospitalares por abrirem excepções a médicos no que toca ao uso do equipamento de controlo de horários e pelo facto de existirem unidades que ainda têm em curso o processo de registo manual.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com