Meteorologia

  • 23 OCTOBER 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 25º

"Larga a chupeta", uma campanha contra tabagismo na adolescência

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) anunciou na segunda-feira o lançamento de uma campanha para combater o tabagismo na adolescência, tendo em conta que é entre o sétimo e o nono ano de escolaridade que se inicia o consumo do tabaco.

"Larga a chupeta", uma campanha contra tabagismo na adolescência
Notícias ao Minuto

06:58 - 17/05/16 por Lusa

País SPP

A campanha da Comissão de Tabagismo da SPP "Larga a chupeta. Fumar é ridículo" vai realizar-se em conjunto com o Corpo Nacional de Escutas durante o mês de maio, no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco.

Em comunicado, o coordenador da Comissão de Tabagismo da SPP, José Boléo-Tomé, refere que "a maior parte dos jovens inicia o consumo por curiosidade e influência de amigos", sendo "uma forma de afirmação e integração em grupos que se querem evidenciar pela ousadia ou rebeldia de fumar".

José Boléo-Tomé adianta que a campanha deste ano "não faz mais que ridicularizar o ato de fumar, incutindo nos jovens uma postura de afirmação positiva dizendo não ao tabaco".

O especialista considera ainda que é junto dos jovens em idade escolar que é necessário intervir.

Um estudo recente, desenvolvido com o apoio da Direção-Geral de Saúde e citado pela SPP, indica que a iniciação tabágica ocorre entre o sétimo e o nono ano de escolaridade.

No sétimo ano, cerca 70 a 80 por cento dos jovens nunca fumou um cigarro, percentagem que baixa para os 40% no nono ano.

O Corpo Nacional de Escutas espera conseguir envolver na campanha grande parte dos 72.500 membros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório