Ministro luxemburguês destaca competência de Guterres
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Luxemburgo elogiou hoje em Lisboa o candidato português ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacando a sua competência "em todos os assuntos".
© Reuters
País Elogio
Jean Asselborn, foi hoje recebido pelo chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa.
Questionado sobre a candidatura de António Guterres, o ministro luxemburguês recordou o trabalho do ex-primeiro-ministro português à frente do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, mas sublinhou a sua competência "em todos os assuntos, não apenas quanto às migrações".
Jean Asselborn afirmou que abordou o assunto com o seu homólogo português, mas também com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o antigo Presidente Jorge Sampaio.
"Falámos da realidade, também. Não se trata apenas da competência", disse, aludindo à ideia de que o sucessor de Ban Ki-moon deve ser uma mulher e oriunda do leste da Europa.
O ministro reiterou que Guterres é "um homem competente, por excelência" e acrescentou: "Se falarmos mais de competência, creio que é fácil".
Jean Asselborn disse que falta agora acompanhar o desenrolar do processo.
"O Conselho de Segurança é o instrumento mais importante e influente e, ao fim e ao cabo, o mais poderoso", sublinhou.
Este órgão das Nações Unidas deverá iniciar a seleção de candidatos até ao final de julho, fazendo depois a sua recomendação à Assembleia-Geral.
António Guterres já foi ouvido, em abril, pelos membros da Assembleia Geral, numa intervenção em que defendeu o aumento da participação das mulheres nos cargos de topo da ONU e insistiu na promoção da diplomacia para a paz.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com