Devolvida autonomia ao Conselho da Magistratura para processar salários

O Ministério da Justiça (MJ), o Conselho Superior da Magistratura (CSM) e os Tribunais da Relação assinaram hoje uma adenda a um protocolo que devolve a autonomia ao CSM para realizar o processamento das remunerações dos magistrados.

Notícia

© Reuters

Lusa
28/06/2016 13:27 ‧ 28/06/2016 por Lusa

País

Ministério Público

Segundo o MJ, o documento - uma adenda ao protocolo assinado a 16 de setembro de 2015 - visa regular a competência para o processamento dos salários e outros suplementos remuneratórios aos magistrados judiciais de 1ª instância no decurso de 2016 e até à data de entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2017, transferindo competências do MJ e dos Tribunais da Relação para o CSM.

Esta transferência de competências está prevista na Lei 36/2007, de 14 de agosto. No entanto, e apesar dos esforços desenvolvidos pelo MJ e do protocolo assinado a 16 de setembro de 2015, não foi possível, até à entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2016, criar as condições necessárias ao exercício destas competências, refere o ministério dirigido por Francisca Van Dunem.

De acordo com a adenda agora assinada, o CSM compromete-se a comunicar ao Ministério da Justiça, até 15 de julho próximo, a eventualidade de não se verificarem as condições orçamentais, técnicas e de recursos humanos necessárias ao processamento das remunerações.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas