"Não é de concretização rápida" melhoria das instalações da PSP
A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, admitiu hoje que "não é de concretização rápida ou fácil" o programa de melhoria das instalações da PSP, que está a ser desenvolvido pelo Governo.
© Global Imagens
País Urbano de Sousa
"Estamos, neste momento, a programar a melhoria das infraestruturas e equipamentos da PSP, através de um planeamento mais realista de investimento, com especial cuidado para as necessidades mais urgentes", disse a ministra, na cerimónia que assinalou os 149 anos da Polícia de Segurança Pública.
No entanto, adiantou Constança Urbano de Sousa, "este não é um objetivo de concretização rápida ou fácil", devido "sobretudo aos constrangimentos" administrativos, orçamentais e legais que existem.
No discurso, a ministra afirmou que é também intenção do Governo reforçar a "dimensão operacional" da PSP, através "de ações de redução do seu empenho em tarefas de apoio e de âmbito administrativo".
A ministra adiantou igualmente que o estatuto da PSP, recentemente aprovado, está em processo de regulamentação, "com a preparação de diplomas que visam criar condições das normas ali instituídas".
O estatuto profissional da PSP, que entrou em vigor em dezembro de 2015, está ser alvo de críticas por parte dos sindicatos da polícia devido à falta de regulamentação das principais matérias, sendo também motivo de contestação os cortes nas pensões dos polícias
"Também a aposentação está a ser objeto de um trabalho interministerial, para se definir um regime mais justo, mais igualitário e mais claro", disse Constança Urbano de Sousa.
A cerimónia que assinalou os 149 anos da Polícia de Segurança Pública decorreu nas instalações da direção nacional da PSP, em Lisboa, e foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com