Prevenção de incêndios florestais em Braga conta com 240 militares
Cerca de 240 militares do Regimento de Cavalaria n.º 6 (RC6) vão colaborar, durante sete dias por semana, incluindo o período noturno, na vigilância da floresta do concelho de Braga, para prevenir incêndios, foi hoje divulgado.
© Lusa
País Vigilância
Aquela colaboração decorrerá ao abrigo de um protocolo hoje assinado entre o Município de Braga e o RC6.
"O protocolo incluiu o patrulhamento noturno por parte dos militares do RC6, facto que, além de se constituir como um meio dissuasor, vai permitir alargar o período de vigilância", refere um comunicado camarário.
O comunicado acrescenta que aquela colaboração do RC6 será assegurada durante o período crítico de risco de incêndios e vem complementar as ações de vigilância florestal já desenvolvidas pelas diversas forças de segurança, nomeadamente pela Polícia Municipal.
"Este reforço da vigilância demonstra a preocupação acrescida por parte do Município de Braga em preservar o seu património florestal. Será uma vigilância contínua e permanente no combate aos incêndios, num espaço florestal de excelência", referiu Firmino Marques, vice-presidente da Câmara de Braga, citado no comunicado.
O RC6 fará vigilância numa "vasta" área florestal que compreende as freguesias de Pedralva, Sobreposta, Espinho, a União de Freguesias de Este (São Pedro e São Mamede), União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, e a União de Freguesias de Esporões e Morreira.
"Não haverá descanso para quem, de forma marginal e criminosa, contribui para provocar danos irreversíveis nos nossos espaços florestais", sublinhou Firmino Marques.
O comandante do RC6, António Varregoso, referiu que, na vertente de prevenção e combate aos incêndios florestais, aquele regimento tem uma força pronta para atuar como reforço da Autoridade Nacional de Proteção Civil no rescaldo e vigilância pós-rescaldo".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com