Noite de manifestações na RTP contra transmissão de touradas
Dezenas de pessoas participam hoje à noite noite em manifestações em frente à RTP em Lisboa e em Vila Nova de Gaia contra a transmissão televisiva de touradas e em defesa dos animais.
© Reuters
País Canal
A iniciativa partiu das associações cívicas Anti-Tourada, Acção Directa, Lisboa Anti-Tauromaquia e do grupo actiVismo, que - com apoios como o do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) e do Bloco de Esquerda, e sob o lema "Pelos touros, pelos cavalos, pela proteção da sensibilidade das crianças, pela dignidade e respeito por todos os portugueses" - conseguiram reunir cerca de meia centena de pessoas em frente ao edifício da RTP de Lisboa e várias dezenas em Vila Nova de Gaia.
"Gente bem formada não vê touradas" foi uma das frases ditas aos megafones pelos manifestantes que estavam em frente à sede da RTP, em Lisboa.
Muitos destes manifestantes já tinham estado em frente ao Campo Pequeno, onde às 22:00 começou um evento tauromáquico que está a ser transmitido pela RTP.
Em Vila nova de Gaia, a manifestação foi silenciosa e a razão dos protestos era conhecida apenas pelos cartazes empunhados pelos manifestantes.
"Não é admissível que uma estação pública continue a transmitir este tipo de programas. As touradas já não fazem sentido por si e muito menos sentido faz serem transmitidas. A agravar a situação está o horário escolhido para a transmissão, quando as crianças ainda estão acordadas", criticou Diana Vianez, da comissão política nacional do PAN, em declarações à Lusa.
Diana Vianez disse ainda que a opção não pode estar relacionada com as audiências, uma vez que, alegou, "as audiências são baixíssimas".
Em Lisboa, o discurso repete-se: "Esta é uma manifestação contra um ato pouco civilizado que infringe um sofrimento enorme a animais e que é doentio. Numa sociedade progressista, os animais não devem ser usados de qualquer forma e o Estado não deve este tipo de espetáculo", disse à Lusa André Azevedo, da comissão política nacional do PAN.
André Azevedo e Diana Vianez disseram ainda que a maioria das queixas que o Provedor da RTP já recebeu dizem respeito a touradas - "cerca de 15 mil queixas" - e que o Comité de Direitos das Crianças da ONU já veio dizer que Portugal devia alterar a legislação para que as crianças não pudessem assistir nem participar nestes espetáculos.
Este ano, o PAN apresentou no parlamento três projetos de lei com vista a proibir a RTP de transmitir touradas, impedir o financiamento público e proibir menores de 18 anos de participar no espetáculo.
"Foram todas chumbadas", recordou Diana Vianez, acrescentando que o partido, com apenas um deputado eleito, decidiu optar por mobilizar a opinião pública para esta causa.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com