Papelarias voltam à preferência dos portugueses no regresso às aulas
Dados são do Observador Cetelem e foram divulgados esta terça-feira em comunicado.
© iStock
País Cetelem
Ao contrário do que sucedeu no ano passado, este ano a maioria dos portugueses prefere as papelarias para as compras do regresso às aulas.
“A preferência dos consumidores pelas papelarias é um bom indicador para o comércio local”, explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem, numa nota enviada às redações.
Os dados do Observador Cetelem mostram que, este ano, 80% dos portugueses garante preferir fazer as compras nas papelarias.
Curiosamente, trata-se da mesma percentagem registada no ano passado. Contudo, em 2015, os 80% foram ultrapassados pelos 83% daqueles que disseram fazer as compras nos super e nos hipermercados – estes desceram para os 65% este ano.
Em terceiro lugar no top das preferências surge a internet (22%) e em quarto e último a venda direta/catálogo (2%).
No comunicado enviado às redações lê-se ainda que “as compras de material escolar são feitas maioritariamente num momento único pelas famílias com filhos em idade escolar (59%). Já os adultos em formação académica optam por ir comprando o que necessitam ao longo do ano (65%)”.
Por fim, no que diz respeito ao momento da compra, “quase metade dos consumidores prefere iniciar as compras para o regresso às aulas com duas semanas de antecedência (46%), embora muitos as iniciem um mês antes (22%) ou apenas quando as aulas já começaram (15%)”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com