Famílias diminuem intenções de compras neste Regresso às Aulas
Desde 2013 que não se verificava um decréscimo nas compras referentes ao início de um novo ano escolar.
© iStock
País Cetelem
Pela primeira vez desde 2013, as intenções de compra dos portugueses diminuíram em todas as categorias de produtos para o Regresso às Aulas. Segundo um estudo do Observador Cetelem, os artigos de vestuário e calçado continuam a ser os mais procurados nesta época, embora as preferência variem consoante a idade do estudante.
Enquanto as famílias com filhos em idade escolar planeiam ter gastos essencialmente com vestuário e calçado (83%), equipamento desportivo (60%) e despesas de educação várias (47%), os adultos que estudam optam por adquirir vestuário e calçado (54%), artigos de informática (51%), entre outras despesas de educação (44%).
Embora o vestuário e o calçado se mantenha no topo da lista de compras dos portugueses, notou-se um decréscimo em 7% em relação ao ano anterior. O equipamento desportivo desce de 73% para 55% e as despesas de educação várias de 78% para 46%. De forma geral, o cenário é semelhante nas restantes categorias, nas quais também se verificou uma diminuição das intenções de compra.
“Este ano assistimos a uma inversão na tendência de crescimento das intenções de compra em praticamente todas as categorias. Ano após ano, os portugueses tinham vindo a aumentar as intenções de compra no Regresso às Aulas e este ano estão a pensar gastar menos, embora continuem a colocar no topo das suas intenções de compra os mesmos itens”, afirma, em comunicado, Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem em Portugal.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com