Medidas de reconstrução do Funchal são "prioridade nacional"
A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse hoje que a "concretização das medidas de recuperação" da cidade do Funchal dos fogos que a atingiram em agosto é considerada pelo Governo da República uma "prioridade nacional".
© Lusa
País Urbano de Sousa
"Passado este período de grande aflição é necessário naturalmente conjugar esforços para apoiar as vítimas e garantir, tão rapidamente quanto possível, o regresso à normalidade das famílias, das empresas e das instituições duramente afetadas", disse na cerimónia comemorativa dos 128 anos dos Bombeiros Municipais do Funchal (BMF), que decorreu no Largo do Município.
Nesse contexto, a governante acrescentou que "esta é uma preocupação que mobiliza não só o Governo Regional, o município do Funchal mas também o Governo da República que considera uma prioridade nacional a concretização das medidas de recuperação bem expressa pela intervenção do senhor primeiro-ministro que se deslocou à Madeira logo no dia 11 de agosto".
Ainda nesse sentido, lembrou a formalização da candidatura da Madeira ao fundo de Solidariedade da União Europeia; os apoios à habitação e as linhas de crédito específicas para apoio às empresas, comércio, indústrias, turismo e serviços.
Constança Urbano de Sousa revelou também que o Governo da República iniciou já os trabalhos relativos à revisão do Estatuto dos Bombeiros Profissionais e que até ao final do ano "espera apresentar uma estratégia nacional de proteção civil preventiva".
Segundo adiantou, essa estratégia assentará em três eixos - a resiliência dos territórios, a modernização dos sistemas de alerta e de aviso das populações e a formação e sensibilização da população para os riscos e para a autoproteção.
Neste aspeto revelou também que um grupo interministerial está a preparar um programa que "permita enfrentar os novos desafios do ordenamento e da gestão florestal".
A ministra agradeceu ainda aos bombeiros da Madeira e do país a forma como combateram os fogos de verão que classificou de "corajosa e brava, sempre de forma abnegada, altruísta em prol do outro, do cidadão e da proteção dos seus bens e da vida de todos os demais".
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafofo, agradeceu igualmente o empenho dos bombeiros nos combates aos fogos da segunda semana de agosto que provocaram três mortos, um ferido grave, a destruição, total ou parcial, de 300 prédios e 157 milhões de prejuízos.
"Se salvamos muita gente, muitas casas, cada pequeno bocado de terra das chamas que os ia devorar, se nos aguentamos de pé e se estamos, aqui, a falar do nosso futuro, é graças a vós", lembrou.
Paulo Cafofo agradeceu também a solidariedade "desde a primeira hora" do Governo da República cuja ajuda considerou ter sido "imensurável" e que "jamais será esquecida".
O autarca aproveitou a ocasião para anunciar que o município investirá 1 milhão de euros em equipamento para os BMF, nomeadamente em dois veículos florestais de combate a incêndios com valência de combate em interface florestal e em interface urbana, em um veículo florestal pesado e em equipamento de proteção individual para os bombeiros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com