'Piloto' é o homem mais procurado do país. Um novo 'Manuel Palito'?
Pedro Dias, suspeito de duas mortes, continua a monte.
© Global Imagens
País Aguiar da Beira
O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira continua a monte, mas a Guarda Nacional Republicana decidiu esta quarta-feira à noite desmobilizar o dispositivo na zona de São Pedro do Sul, onde esteve montada uma caça ao homem.
Pedro Dias, de 44 anos, também conhecido por ‘piloto’, continua a ser o homem mais procurado em Portugal. Está em fuga desde terça-feira, dia em que matou um civil e um militar da GNR, deixando uma mulher, também civil, e outros dois militares feridos, um deles durante um tiroteio quando estava já em fuga.
O suspeito é considerado “perigoso” e pode estar ainda armado, pelo que as autoridades vão manter ainda a segurança às populações através de ações de patrulhamento. A GNR chegou a pedir às pessoas que se mantivessem dentro de casa, com portas e janelas trancadas.
Estiveram mais de 200 homens no terreno, mas não conseguiram encontrar Pedro Dias, que tem a vantagem de conhecer bem o território onde se estará a mover, bem como a de já ter tido treino militar.
Se passou as duas últimas noites ao relento, escondido na mata, por exemplo, enfrentou a chuva e as temperaturas abaixo dos 10 graus durante a noite. As autoridades acreditam, contudo, que o suspeito poderá estar a ter ajuda de terceiros na fuga.
Impossível, portanto, não comparar o caso com o de Manuel ‘Palito’, que esteve 34 dias fugido, porque conhecia bem os terrenos onde se escondeu depois de ter matado a ex-sogra e a tia da ex-mulher, deixando a antiga companheira e a sua filha gravemente feridas.
Este crime mais recente chocou a população de Aguiar da Beira. O suspeito morava com os pais numa moradia no centro Arouca e é descrito como "bom rapaz", que “se dava bem com toda a gente”.
Apesar de já ter sido acusado de pequenos delitos, como furto de cobre, garante quem o conhece que não tinha dificuldades económicas que ‘justificassem’ este comportamento.
Na quinta na freguesia da Várzea da qual Pedro Dias também era proprietário, a GNR apreendeu mais de meia centena de animais de espécies protegidas e autóctones e quatro armas (duas caçadeiras de canos serrados e duas armas de calibre desconhecido) e munições de vários calibres.
Ao Notícias ao Minuto, Hélio Martins, o presidente da Junta de Freguesia de Palhais, de onde é natural o civil que acabou por perder a vida, contou que Luís Pinto, de 29 anos, e Liliane Pinto, de 26, internada no Hospital de São Teotónio, em estado crítico, iam a caminho de uma consulta de fertilidade em Coimbra quando o suspeito lhes roubou o carro para fugir da GNR.
Saliente-se ainda que está marcado para esta quinta-feira, pelas 17 horas, o funeral de Carlos Caetano, de 29 anos, militar da GNR morto em serviço na madrugada desta terça-feira.
Em comunicado, a GNR reitera o pedido para que as pessoas se mantenham alerta, e que, no caso de surgimento de alguma suspeita, se utilize o número 232 467 940 ou o número de emergência 112 para avisar as autoridades.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com