CPLP/Cimeira: Começou conferência de chefes de Estado e de Governo
A XI conferência de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) começou hoje, pouco depois das 16:00 locais (18:00 em Lisboa), no Palácio Itamaraty, em Brasília.
© Global Imagens
País Brasília
Portugal é o único país representado, como habitualmente, pelo primeiro-ministro, António Costa, que chegou ao edifício pouco depois das 15:30 locais (mais duas horas em Lisboa) e pelo Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, que deu um abraço prolongado ao ministro das Relações Exteriores brasileiro, José Serra.
O primeiro mandatário a chegar à sede do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, pelas 15:00, foi o Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, que se reuniu com o Presidente brasileiro, Michel Temer.
Pelo Brasil, país que acolhe a cimeira e que assumirá a presidência bienal da organização lusófona, está Michel Temer, bem com o chefe da diplomacia, José Serra -- ambos receberam os restantes participantes à entrada do edifício.
A Guiné-Bissau apenas enviou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Soares Bambú, já que o Presidente, José Mário Vaz, optou por continuar no país para prosseguir as consultas políticas para indicar um primeiro-ministro.
Moçambique também enviou apenas o chefe da diplomacia, Oldemiro Baloi, em representação do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.
Timor-Leste, que termina agora a presidência da comunidade, participa na cimeira com o Presidente, Taur Matan Ruak. Também São Tomé e Príncipe está representado pelo chefe de Estado, Evaristo Carvalho.
Cabo Verde é representado, igualmente, pelo Presidente, Jorge Carlos Fonseca, enquanto o vice-presidente angolano, Manuel Vicente, marca presença por Luanda.
Os chefes de Estado e de Governo fizeram, pelas 16:00 locais (menos duas que em Lisboa) a fotografia de família, com a presença, também, do secretário-geral eleito das Nações Unidas, António Guterres, que participa na conferência a convite do Presidente brasileiro. Na fotografia, participou também o secretário-executivo, Murade Murargy, que cessará funções e deverá ser sucedido pela são-tomense Maria do Carmo Silveira.
Seguiu-se a sessão solene de abertura, pouco depois das 16:00 locais.
A cimeira é subordinada ao lema "A CPLP e a Agenda 2030 Para o Desenvolvimento Sustentável".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com