PGR viu "surpresas boas" na comarca de Lisboa, apesar das "dificuldades"
A procuradora-geral da República (PGR) disse hoje que, apesar das "grandes dificuldades" com que os magistrados do Ministério Público (MP) se confrontam, deparou-se com "surpresas boas" na visita que efetuou à comarca de Lisboa.
© Global Imagens
País Marques Vidal
Joana Marques Vidal referiu que, apesar da grande falta de magistrados do MP, o número de pendências tem diminuído, assim como o tempo de duração dos processos.
A procuradora-geral da República, que falava aos jornalistas no final de uma visita à comarca de Lisboa, adiantou que há questões a melhorar, como a promoção da ligação entre a fase de investigação e a ida a julgamento, "um percurso já iniciado e que há que continuar".
Para Joana Marques Vidal, outra das questões a melhorar consiste em dotar os tribunais com os meios tecnológicos necessários, nomeadamente programas informáticos de busca de documentos de forma a facilitar o trabalho dos magistrados do MP em fase de julgamento.
Questionado sobre a detenção na quinta-feira de sete militares dos comandos, Joana Marques Vidal disse que o processo está a correr os seus termos e que o MP está a desenvolver todos os procedimentos nos limites das suas competências, escusando-se, no entanto, a tecer qualquer comentário sobre o processo.
Relativamente aos filhos do embaixador do Iraque, que agrediram em agosto um jovem em Ponto de Sor, a procuradora-geral da República sublinhou que o MP está "a analisar como vai reagir ao que foi a última posição do Estado do Iraque" e que "em breve" a imprensa terá novidades sobre esta questão.
A PGR visitou hoje as instalações da comarca de Lisboa com a procuradora-geral distrital, Maria José Morgado, no sentido de contactar com os magistrados e funcionários para saber quais as maiores dificuldades com que se confrontam no seu dia-a-dia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com