Eleições para a Associação Académica de Coimbra começam hoje
As eleições para a direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) começam hoje e terminam na terça-feira, contando com dois candidatos à liderança da mais antiga associação de estudantes do país.
© Lusa
País AAC
João Carvalho, estudante de 20 anos de Filosofia, e Alexandre Amado, estudante de 23 anos de Direito, são os candidatos à direção-geral da AAC, neste momento liderada por José Dias.
A lista A (Até Quando), liderada pela segunda vez consecutiva por João Carvalho, quer romper com a "postura inativa" das direções gerais dos últimos anos e promete mobilizar os estudantes para "a ação de rua".
Como principais bandeiras da lista, estão a exigência de um maior financiamento do ensino superior e o fim das propinas.
Já o atual vice-presidente da AAC que lidera a lista C (A Tua Causa) promete um projeto "novo", mas que assenta na "identidade da atual liderança", tendo como principal proposta a luta por uma revisão do financiamento do ensino superior, de forma que se caminhe para um "ensino público e gratuito".
Os dois candidatos mostram-se contra a passagem da Universidade de Coimbra a fundação.
As eleições, que contam com 20 mil possíveis votantes, decorrem hoje e terça-feira, entre as 10:00 e as 19:00 nas faculdades, e das 22:00 à meia-noite nas cantinas azuis, sendo que para além das eleições para a direção-geral, as duas listas concorrem ao conselho fiscal (eleito pelo método de Hondt).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com