Meteorologia

  • 07 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 23º

Guardas prisionais acusados de agredir recluso

Um recluso do Estabelecimento Prisional do Porto terá sido violentamente agredido pelos guardas prisionais no passado dia 24 de Abril. A denúncia é feita ao Jornal de Notícias pela mãe do jovem de 21 anos que está a cumprir pena de prisão por homicídio.

Guardas prisionais acusados de agredir recluso
Notícias ao Minuto

09:46 - 05/05/13 por Notícias Ao Minuto

País Custóias

Na véspera do início da greve dos guardas prisionais, um recluso de 21 anos terá sido violentamente agredido pelos guardas prisionais da cadeia de Custóias, no Porto. De acordo com António Pedro Dores, presidente do ACES-SOS Prisões, “o recluso foi levado pelos guardas para uma sala, atiraram-lhe gás pimenta para os olhos, algemaram-no e, de seguida, agrediram-no violentamente sem que tivesse recebido assistência médica”.

Ao Jornal de Notícias, a mãe do jovem que está a cumprir pena de prisão por ter sido condenado pelo crime de homicídio, contou que já apresentou o caso à Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e que o filho já tinha recebido ameaças: “Uns guardas disseram ao meu filho que tinham um recado para ele: os guardas de Leiria mandavam cumprimentos”.

Um recluso, que mantém o anonimato, contou ao Jornal de Notícias como tudo se passou. “Ele foi agredido pelos guardas porque se recusou a cumprir um castigo que achou muito injusto”. A mesma fonte explicou que tudo começou porque um outro recluso roubou ao jovem a Playstation e o cartão do utente que continha 60 euros. “Ele descobriu quem foi e deu-lhe um estalo”, disse, acrescentando que depois de o jovem ter informado os guardas este levaram-no “para a sala de controlo, agrediram-no e colocaram-no na ‘pedra’ (solitária)”.

Contacta pelo Jornal de Notícias, a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais “desmente taxativamente” quaisquer agressões por parte dos guardas prisionais do Estabelecimento Prisional de Custóias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório