Presidente da Câmara retira funções a vereador nomeado para eleições
A presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, acusou hoje de falta de lealdade política o vereador Litério Marques, retirando-lhe por despacho o regime de permanência e respetivas funções, de que gozava desde 2013.
© Reuters
País Anadia
O despacho de Teresa Cardoso, eleita há quatro anos por um movimento independente, surge poucos dias depois de Litério Marques ter sido escolhido pelo PSD para voltar a candidatar-se à presidência da câmara de Anadia, cargo que ocupou durante quatro mandatos, até 2013.
Na sequência desta escolha, Litério Marques criticou duramente Teresa Cardoso e o Movimento Independente Anadia Primeiro (MIAP), que há quatro anos o tinha acolhido nas suas fileiras, depois de o ex-presidente ter entrado em rutura com o PSD, de onde acabaria por ser expulso.
"Das atitudes do senhor vereador Litério Augusto Marques resulta, inevitavelmente, uma clara falta de confiança pessoal e institucional, e incompatibilidade no que respeita ao exercício das funções que lhe foram atribuídas, que conduziram a uma rotura que obriga a uma tomada de decisão inadiável e categórica", justifica Teresa Cardoso no despacho em que retira a Litério Marques o regime de vereador em permanência.
No despacho, Teresa Cardoso cita declarações recentes de Litério Marques, em que o ex-presidente critica a maneira de atuar da autarquia e desvaloriza o papel do MIAP e dos independentes.
Teresa Cardoso, que deverá avançar com uma recandidatura nas autárquicas deste ano, critica ainda a alegada falta de empenho de Litério Marques, acusando-o de não exercer as funções de vereador em regime de permanência que lhe tinham sido confiadas.
"Até ao momento, o senhor vereador Litério Augusto Marques não comunicou, formal ou informalmente, à Presidente da Câmara Municipal de Anadia, o seu novo rumo político, tendo esta tomado conhecimento de tais factos através de citações veiculadas através da comunicação social, que não só não foram desmentidas pelo mesmo, como foram ainda por si reiteradas", queixa-se Teresa Cardoso.
A autarca manifesta ainda a sua surpresa por Litério Marques não ter tomado a iniciativa de renunciar ao regime de permanência, tendo em conta o novo contexto político.
A Lusa não conseguiu obter um comentário de Litério Marques, mas fonte próxima do candidato do PSD admitiu que seja divulgado em breve um comunicado com a sua versão dos factos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com