Mudar o Acordo Ortográfico em Portugal? "A era do Império já passou"

“Aquilo que foi decidido por acordo entre todos os ‘donos’ da da Língua comum, só por novo acordo entre todos deve ser modificado”, defende Vital Moreira.

Notícia

© Global Imagens

Carolina Rico
08/02/2017 12:40 ‧ 08/02/2017 por Carolina Rico

País

Vital Moreira

Vital Moreira aplaude a decisão do Governo de afastar a possibilidade de revisão do acordo ortográfico de 1990, proposta pela Academia de Ciências de Lisboa, anunciada esta terça-feira.

O ministro dos Negócios Estrangeiros referiu que falta aplicar o acordo pelos países onde a ratificação ainda está em curso - Angola e Moçambique – pelo que Portugal deve aguardar.

Opinião partilhada pelo socialista. A “era do Império já passou há muito! Os assuntos da Língua já não se decretam autoritariamente em Lisboa”, defendeu numa publicação no blogue Causa Nossa.

“Só uma enorme irresponsabilidade política é que permitiria contestar uma leviana iniciativa unilateral de revisão do AO […] Aquilo que foi decidido por acordo entre todos os ‘donos’ da da Língua comum, só por novo acordo entre todos deve ser modificado”.

Vital Moreira destaca negativamente a Academia de Ciências de Lisboa, vendo como especialmente “censurável” a conduta do presidente.

Isto porque a ACL deveria apresentar esta iniciativa em sede própria da CPLP, o Instituto Internacional Língua Portuguesa, cometendo assim uma “violação deliberada do acordo com os demais países de Língua Portuguesa”, defendeu o jurista.

Além disso, a ACL “pode sugerir todas as tonterias ortográficas que lhe aprouver”, mas “tem a obrigação de utilizar e respeitar a ortografia oficial e de elaborar o correspondente dicionário, independentemente da sua concordância com ele”, considera.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas