Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 22º

Ferry internacional de Caminha vai parar para trabalhos de manutenção

O ferry internacional que liga Caminha (Alto Minho) e La Guardia (Galiza) vai parar a partir de quinta-feira para manutenção e renovação do certificado de navegabilidade, não havendo previsão da data de retoma destas ligações fluviais no rio Minho.

Ferry internacional de Caminha vai parar para trabalhos de manutenção
Notícias ao Minuto

11:54 - 27/02/17 por Lusa

País Rio Minho

Em comunicado emitido hoje, a Câmara de Caminha explicou que a paragem se fica a dever à necessidade de "docagem da embarcação", para a realização de trabalhos de manutenção, sendo que, posteriormente, o 'ferry-boat' Santa Rita de Cássia "será vistoriado por técnicos da Direção-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos para a renovação do certificado de navegabilidade".

"Não há previsão para a retoma das travessias", sublinhou autarquia na nota enviada à imprensa.

O 'ferryboat' Santa Rita de Cássia começou a cruzar o rio Minho em 1995.

Depois uma paragem de cerca de 11 meses, em 2014, devido ao assoreamento do canal de navegação, o "Santa Rita de Cássia" retomou o funcionamento em abril de 2015, de forma condicionada, só aos fins de semana.

Em junho desse ano fazia a travessia apenas durante as marés altas, tendo começado a trabalhar de forma interrupta a partir de 01 de julho.

Caminha é único concelho do vale do Minho que depende do transporte fluvial para garantir a ligação regular à Galiza, enquanto os restantes quatro concelhos da região dispõem de pontes internacionais.

De acordo com os números revelados o ano passado pela Câmara, o 'ferry' internacional transportou nos nove meses de funcionamento em 2015 um total de 114.937 passageiros, ultrapassando em 24% o anterior recorde, atingido nos 12 meses de 2013.

Entre abril e dezembro de 2015 a embarcação transportou, através do rio Minho, da vila portuguesa para a localidade galega, e no sentido contrário, um total de 114.937 passageiros.

Durante os nove meses de 2015 em que o ferry funcionou ininterruptamente "foram contabilizados 61.764 passageiros a viajar de Caminha para La Guardia, e 53.173 passageiros no sentido contrário".

Já em todo o ano de 2013 atravessaram o Minho, de Caminha para a localidade galega 46.279 pessoas, e da La Guardia para aquela vila do Alto Minho, 42.279 passageiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório