Feira quer incentivar exportações dos vinhos do Douro
A Associação Empresarial Nervir leva à Régua, esta semana, 26 importadores de vinho de 14 países com o objetivo de proporcionar oportunidades de negócio para o exterior aos pequenos e médios produtores do Douro.
© DR
País Régua
Esta “Missão Inversa” decorre entre quinta-feira e sábado, no âmbito da 8.ª edição da “Festa do Vinho - In Douro Wine Export Business”, a única feira de negócios da região exclusivamente vocacionada para a exportação.
“O objetivo é criar oportunidades de negócio”, afirmou hoje à agência Lusa Luís Tão, presidente da Nervir.
Com o Douro em crise, a ideia passa por trazer à região 26 importadores que, durante três dias, podem provar vinhos e conhecer a paisagem onde são produzidos.
Na Régua vão estar presentes importadores dos Estados Unidos, Rússia, Japão, Brasil e Canadá, da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Holanda, Inglaterra, Polónia, República Checa e Suíça.
Na feira marcam presença 40 produtores, a maior parte dos quais pequenos e médios produtores, com menos recursos para procurarem mercados no exterior.
“Alguns produtores não têm dimensão para ir a vários cantos do mundo, para viajarem para cerca de 14 países diferentes e assim vêm cá 14 países diferentes, concentrados numa feira que visa dar oportunidade para o Douro exportar”, salientou Luís Tão.
Assim, segundo o responsável, “sem grandes despesas” e “sem saírem do país”, os empresários durienses têm “oportunidade de exportarem para mais do que um país”.
Segundo o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, os primeiros quatro meses deste ano revelam alguns dados positivos na evolução das vendas de vinho do Porto, nomeadamente um aumento de 1% na quantidade, comparativamente com período homólogo do ano passado, acompanhado de uma subida no preço médio de 4,2%.
Os mercados que se destacam neste período são a Alemanha, com mais 28% nas vendas, seguida de Portugal com mais 11% e Canadá com mais 6,2%.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com