Jacinta e Francisco vão ser canonizados no dia em que o Papa vem a Fátima
Anúncio foi feito esta manhã, em Roma.
© Global Imagens
País Fé
O Papa anunciou hoje, de acordo com o portal Fátima, que os pastorinhos Jacinta e Francisco vão ser canonizados no dia 13 de maio, dia em que Francisco estará de visita a Portugal.
A revelação terá sido feita durante o Consistório Ordinário Público para o voto sobre algumas Causas de Canonizações.
Culmina assim o processo que foi iniciado pelo bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, a 30 de abril de 1952, um ano depois da trasladação dos restos mortais de Jacinta para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Os sinos do santuário de Fátima tocaram a repique cerca das 09:40, minutos depois de o papa Francisco ter anunciado ao consistório a canonização de Jacinta e Francisco, a 13 de maio, na Cova da Iria.
Fonte do santuário disse à agência Lusa que os sinos tocaram "mal se soube da notícia".
O reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, vai anunciar a notícia no santuário, rezar uma missa na Capelinha das Aparições e fará uma oração de ação de graças.
"O Santuário de Fátima volta assim a ser o palco de uma cerimónia no processo de canonização de Francisco e Jacinta, depois de, a 13 de maio de 2010, João Paulo II ter presidido ali à beatificação dos dois videntes", refere o santuário, em comunicado.
Francisco e Jacinta faleceram ainda crianças, pouco depois de, com a sua prima Lúcia de Jesus (1907-2005), terem estado na origem do fenómeno de Fátima, entre maio e outubro de 1917.
Oriundos de uma "humilde família" de Aljustrel (na paróquia de Fátima, concelho de Ourém), no seio da qual "aprenderam a doutrina cristã", as duas crianças começaram a pastorear o rebanho dos pais em 1916, atividade no âmbito da qual vieram a assistir às "aparições" de um anjo, nesse ano, e da Virgem Maria, no ano seguinte.
Francisco e Jacinta morreram ainda crianças, vítimas da pneumónica e as canonizações de crianças, segundo a RR, são raras na Igreja Católica.
Esta canonização fará de Jacinta Marto a mais nova santa não-mártir da Igreja, com apenas nove anos.
A canonização de Francisco e Jacinta, beatificados pelo papa João Paulo II, em Fátima, a 13 de Maio de 2000, estava dependente do reconhecimento de um milagre, a cura de uma criança brasileira, em 2013, o que aconteceu a 23 de março.
No dia em que se soube da notícia da aprovação por Jorge Bergoglio do milagre atribuído a Jacinta e Francisco, o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, confessou-se "muito feliz" com a notícia.
O papa visita Fátima a 12 e 13 de maio para o centenário das "aparições", em 1917.
A cerimónia de canonização está prevista 13 de maio, durante a missa, no recinto do santuário.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com