Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Canonização "dos dois cachopos" é um "grande presente"

O antigo superior da Companhia de Jesus em Macau Luís Sequeira sustenta que a canonização de Jacinta e Francisco, e a ida do Papa Francisco a Fátima são "um grande presente" para os portugueses.

Canonização "dos dois cachopos" é um "grande presente"
Notícias ao Minuto

16:09 - 07/05/17 por Lusa

País Jesuítas

"Este ano temos o grande presente que é o Papa ir a Fátima e a canonização dos dois cachopos", diz o padre em entrevista à Lusa.

O jesuíta admite "um gosto enorme" que o Vaticano tenha reconhecido a "virtude" das crianças portuguesas. "A escolha a gente não entende bem porquê, mas Deus tem os seus caminhos", comenta.

Luís Sequeira destaca também a importância da origem humilde dos pastores. "O nosso país está cheio de gente do campo. Diz-se, 'É da província, é pastor, é isto ou aquilo'. Mas em termos de Deus e de santidade, não são os peneirentos que os recebem, não são os convencidos, os que têm dinheiro, não são os políticos", aponta.

Na residência dos jesuítas, junto à Igreja de Santo Agostinho, onde falou com a Lusa, há uma capela com um mural especial, da autoria de um artista mexicano: Jesus Cristo de braços abertos, dividindo uma paisagem em que de um lado se vê Macau (identificado pela Fortaleza do Monte e Ruínas de São Paulo) e do outro a China (com o Templo Celestial e a Cidade Proibida). Jesus olha para o lado de Macau e toca com a sua mão noutra mão gigante, a de Deus, que paira sobre a cidade.

"É para ajudar a perceber que acreditamos que um dia o Senhor fará com que seja só uma Igreja e Cristo seja mais reconhecido", explica.

Apesar de o Papa Francisco ter manifestado vontade de se aproximar da China, Sequeira vê longínqua a possibilidade de uma visita a Macau.

"Assim imediatamente não vejo. O povo chinês vai sempre devagar, têm de estar muito seguros. Não esquecer que esta é uma problemática muito séria na China Continental, que ainda tem a ideologia marxista por trás e sobretudo o regime do Partido [Comunista]", remata.

O Papa Francisco visita 12 e 13 de maio Fátima, santuário onde presidirá à canonização de Francisco e Jacinta Marto, dois pastores que participação nas aparições marianas da Cova da Iria há exatamente cem anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório