Câmara da Nazaré quer praia vigiada todo o ano
A Praia da Nazaré conta a partir de hoje com um posto de vigilância da autarquia, que assegura o seu funcionamento até 15 de outubro e prepara, em simultâneo, o alargamento da vigilância aos doze meses do ano.
© Global Imagens
País Vigilância
"A Câmara decidiu assumir a vigilância antes do início da época balnear", divulgou a autarquia da Nazaré, na sequência da entrada em funcionamento de um posto de vigilância que ali se manterá até ao dia 15 de outubro.
A medida visa aumentar a segurança dos banhistas na praia onde a vigilância em toda a extensão do areal entrará em vigor a 01 de junho, início da época balnear, que decorrerá até ao final de setembro.
A par com este novo posto, a segurança na praia está também a ser reforçada, ao fim de semana, por "dois fuzileiros com formação de nadador-salvador", disse hoje à Lusa o capitão do Porto da Nazaré, Gomes Agostinho.
Os fuzileiros iniciaram a vigilância à praia no dia 06 de maio, mas "logo nesse primeiro fim de semana acabaram por ficar por quatro dias, até ao dia 09, chegando a participar num salvamento de uma jovem de 16 anos, em pré-afogamento".
De acordo com o responsável, a participação dos fuzileiros estendeu-se também este fim de semana e, "dadas as condições do mar, vão permanecer no areal até terça-feira".
Segundo a autarquia, o plano de segurança balnear para 2017 prevê que "23 nadadores-salvadores irão estar ao serviço da vigilância e assistência a banhistas nas praias da Nazaré, Salgado (Famalicão) e Praia do Norte", esta última uma novidade em termos de vigilância.
Nos dois últimos casos, "na ausência de concessionários, a Câmara decidiu assumir a vigilância, que será feita através de um posto equipado e com nadador-salvador, no período de 1 de julho a 31 de agosto", refere uma nota de imprensa da autarquia.
"O elevado número de turistas que frequentam a praia" justifica, segundo a Câmara, "o reforço da vigilância e assistência, quer por via da contratação de nadadores-salvadores em áreas de praia não concessionadas, quer pelo acréscimo de equipamentos e dispositivos de vigilância, socorro e assistência a banhistas".
Entre esses dispositivos conta-se uma moto 4, propriedade do município e cedida à Associação de Nadadores-Salvadores.
Nos últimos três anos, a Câmara Municipal da Nazaré tem assegurado a vigilância de áreas não concessionadas, visando "o aumento da segurança dos banhistas que escolhem este local para ir a banhos" e que, segundo o presidente, Walter Chicharro, "se pretende que venha a ser vigiado durante doze meses".
A câmara está ainda a estudar a contratação de vigilantes para todo o ano, mas objetivo é que essa medida se inicie "já a partir de 15 de outubro", explicou o presidente.
Na Praia da Nazaré registaram-se já este ano duas mortes por afogamento.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com