Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Xanana assina música em trabalho do coro de Meninos Cantores da Trofa

O grupo Meninos Cantores do Município da Trofa, que junta dezenas de crianças e jovens de várias idades, está a preparar um trabalho dedicado ao mundo lusófono com letras de vários autores, entre os quais Xanana Gusmão.

Xanana assina música em trabalho do coro de Meninos Cantores da Trofa
Notícias ao Minuto

09:27 - 03/06/17 por Lusa

País Lusofonia

O projeto ainda não tem nome definitivo mas "para já", conforme explicou à agência Lusa a maestrina Antónia Serra, designa-se "Oito canções, oito países", tendo proporcionado ao grupo "o mais importante momento de sempre desde a sua existência": na última quarta-feira Xanana Gusmão deslocou-se à Trofa para conhecer os Meninos Cantores.

"Queríamos cantar a música dele e o nosso hino. Contávamos estar com ele meia hora, mas estendemos o convívio e foi fantástico. Trouxe prendas para todos [um cachecol típico, o 'tais'] que os miúdos adoraram. Acabamos por ter o tempo todo do mundo. Foi um momento único e, sem dúvida, o momento mais importante da vida dos Meninos Cantores do Município da Trofa", descreveu Antónia Serra.

O histórico ativista timorense, ex-presidente e atualmente ministro de Timor-Leste, é um dos oito autores do trabalho que está a ser preparado por este grupo de pequenos cantores da Trofa, que este ano chega à maioridade, uma vez que foi fundado em outubro de 1999.

Xanana Gusmão assina a música "As fronteiras não se veem do céu", um tema inédito que se junta a outros sete temas, alguns dos quais criados propositadamente para os Meninos Cantores do Município da Trofa e outros de poetas emblemáticos de países de língua oficial portuguesa.

Para representar Angola foi convidado o escritor Ondjaki, enquanto o atual ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, assina a música que representa aquele país.

Regina Boratto, autora que venceu em 2016, com o conto "A Maratona dos Bichos", o Concurso Lusófono da Trofa, escreve pelo Brasil. E Válter Hugo Mãe é o autor português.

A poetisa Olinda Beja é a autora convidada para representar São Tomé e Príncipe, somando-se poemas de Mia Couto, em representação de Moçambique, e de Francisco Conduto de Pina, pela Guiné-Bissau.

Escolhidas as letras, as músicas estão a ser compostas por Mário Alves, estando em perspetiva o lançamento de um CD no próximo ano, depois de apresentadas as canções aos autores convidados.

"À medida que vamos tendo as músicas prontas, vamos ensaiando e preparando as estreias. Gostaríamos muito que a primeira vez que cantássemos a música fosse para o autor. Já o fizemos com Xanana Gusmão e com a autora santomense", descreveu Antónia Serra, referindo-se ao encontro entre os Meninos Cantores e Olinda Beja que ocorreu na última quinta-feira, quando a poetisa participava no Encontro Lusófono Infanto-Juvenil da Trofa.

Atualmente com 30 a 40 elementos, o grupo Meninos Cantores do Município da Trofa foi fundado e é apoiado pela Câmara Municipal da Trofa, distrito do Porto, tendo já acolhido mais de mil crianças e jovens ao longo da sua existência.

Antónia Serra contou que este foi o grupo, que em 2001 representou Portugal no Coro Infantil Lusófono, que juntava crianças de todos os países de língua oficial portuguesa e cuja primeira de várias idas à Assembleia da República foi para cantar "Presente de Natal", numa homenagem a Fernando Lopes-Graça.

Em 2013, com o projeto "Portugal e Brasil - Agora", os Meninos Cantores participara em oito concertos em terras brasileiras e o ano seguinte foi a vez de pisar os palcos da Disneyland Paris, em França.

Já este ano o grupo esteve em Londres, a convite da embaixada de Portugal em Inglaterra, para cantar para a comunidade portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório