Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

É "uma vergonha" escolher Lisboa para sede da Agência do Medicamento

O economista Daniel Bessa considerou hoje "uma vergonha" que Portugal seja um dos países mais centralizados do mundo desenvolvido e que Lisboa tenha sido a cidade escolhida para se candidatar à sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

É "uma vergonha" escolher Lisboa para sede da Agência do Medicamento
Notícias ao Minuto

18:18 - 14/06/17 por Lusa

País Daniel Bessa

"Essa brincadeira da Agência do Medicamento -- que tanto me vale ir para o Porto, como para Viseu, como para outro sítio -- é uma vergonha", afirmou, em Viseu, durante a conferência "Portugal e a descentralização -- Pode ser esta a reforma do Estado?", organizada pelo Jornal de Notícias.

Na opinião do ex-ministro da Economia, "esta é apenas uma afloração de um problema" que considera envergonhar todos os portugueses, que é o facto de o país ter "uma concentração inaceitável na área de Lisboa" das agências e serviços de regulação dos vários setores.

Daniel Bessa disse que o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, ou "seja quem for" que defenda a EMA para Lisboa, está a prejudicar os portugueses e o país.

"Com toda a consideração e todo o respeito, nós temos obrigação de assumir claramente que já basta", frisou.

O economista disse que, "tanto quanto parece, o simples facto de a quererem por em Lisboa foi um fator decisivo para que não tenha sido aceite".

"A União Europeia, muito bem, tem um princípio de descentralização, os outros países têm essas agências descentralizadas, Portugal já tinha duas em Lisboa, como é que agora vai por a terceira? Foi chumbada e muito bem, eu tiro o meu chapéu à Comissão Europeia", acrescentou.

Nos últimos dias, algumas cidades questionaram a candidatura de Lisboa a esta agência europeia, nomeadamente o Porto, tendo sido divulgada na terça-feira uma carta do primeiro-ministro dirigida ao presidente da Câmara Rui Moreira.

Nesta missiva, António Costa justificou que decidiu candidatar Lisboa para acolher a EMA por "ser fator de preferência a existência de Escola Europeia, que só Lisboa poderá vir a ter", bem como a "conveniência da proximidade do Infarmed".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório