Situação "caótica" com povoações isoladas pelas chamas
A situação em Figueiró dos Vinhos "é caótica" devido ao avanço do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, existindo diversas povoações isoladas pelas chamas e um número indeterminado de feridos, disse hoje de madrugada fonte do município.
© Reuters
País Figueiró dos Vinhos
"Há diversas povoações a arder em todo o concelho e as chamas estão a cercar a vila [de Figueiró]", disse à Lusa a vereadora da Ação Social, entre outros pelouros, da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Marta Fernandes.
A vereadora acrescentou que hoje de madrugada, no território concelhio, o incêndio está a ser combatido unicamente pelos bombeiros locais e pelos moradores das zonas afetadas, uma vez que as corporações dos concelhos vizinhos estão na linha da frente do combate ao incêndio em Pedrógão Grande.
Pelas 23:30 de sábado, o presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu, tinha revelado que existiam no seu concelho, devido às chamas, "casas ardidas, alguns feridos e localidades sem luz.
"Temos localidades e lugares sem luz, bem como a vila", afirmou, acrescentando que o centro de saúde está a funcionar com geradores.
"Nunca vi uma situação assim, é muito preocupante, não estamos a conseguir chegar a todo o lado", disse Jorge Abreu.
O fogo deflagrou ao início da tarde de sábado numa área florestal em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande (distrito de Leiria), e alastrou-se ao município vizinho de Figueiró dos Vinhos.
Segundo a página da Proteção Civil na internet, as operações mobilizam esta madrugada 648 operacionais e 211 viaturas.
Das 19 pessoas dadas como mortas num primeiro balanço do Governo, 16 morreram carbonizadas dentro dos carros em que seguiam, na estrada nacional que liga Figueiró a Castanheira de Pera.
Outras três pessoas morreram por inalação de fumos, no concelho de Figueiró dos Vinhos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com