António Costa anunciou que as escolas de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra vão estar encerradas nos próximos dias e que os exames nacionais que estavam previstos para esta semana vão ser adiados.
O primeiro-ministro anunciou que os alunos “não vão ser prejudicados” e que terão oportunidade para fazer os exames mais tarde.
O Ministério da Educação também já enviou uma nota à agência Lusa relativamente ao adiamento dos exames. "Foi já assegurado que os alunos das comunidades educativas afetadas terão oportunidade de realizar os exames e provas em datas alternativas, estando acautelado que não serão prejudicados".
O Ministério da Educação informa que as aulas estão suspensas a partir de segunda-feira, não indicando até quando, uma vez que a situação será avaliada dia a dia.
O ministro da Educação está a contactar os diretores de agrupamento das escolas dos concelhos mais atingidos pelos incêndios, indicando que é fundamental que as escolas se possam concentrar no acompanhamento aos alunos, professores e funcionários.
"O Ministério da Educação lamenta profundamente a tragédia ocorrida na Região Centro, manifestando sentido pesar e solidariedade com todos os afetados, nomeadamente as comunidades educativas", indica o comunicado.
A decisão foi tomada devido ao incêndio que continua ativo nestas localidades e em face da tragédia que se abateu sobre as populações de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra.