Constança Urbano de Sousa fez um novo balanço da tragédia em Pedrógão Grande. A ministra da Administração Interna disse que há mais uma vítima mortal a lamentar, o que aumenta para 62 o número de mortes neste incêndio.
A ministra confirmou que as frentes continuam ativas na região de Leiria e referiu que “há situações difíceis na Sertã”. Questionada sobre a falta da informação sobre os incêndios de Góis e na Pampilhosa, a governante disse que há várias frentes ativas em Góis, provavelmente cinco, e apenas afirmou que na “Pampilhosa continua a lavrar o incêndio”.
Constança Urbano de Sousa garantiu ainda que vai haver um reforço operacional com a chegada de pelotões militares, “ que vão ajudar em operações de rescaldo e outras”.
A governante agradeceu a onda de solidariedade do povo português mas disse que a doação de bens alimentares está a provocar “dificuldades de logística. As necessidades estão cobertas pelo que é preciso suspender a doação de bens alimentares. Não são necessários mais bens alimentares para não termos dificuldades de logística”.
A ministra revelou que o IC8 voltou a ser reaberto “mas com dificuldade de circulação” e acrescento que a única estrada cortada é a estrada nacional 2.
A responsável não avançou com um número de pessoas desalojadas. “Muitas pessoas estão desalojadas mas a solidariedade é enorme e muitas famílias vieram recolhê-las. É um número difícil de precisar, é muito flutuante”.