Filipe, o português que decorou quase 100 mil matrículas (e muito mais)
Tem três recordes do Guinness e um dom pouco falado que deixa muitos estupefactos. Eis Filipe Silva, o português com uma 'memória de elefante'.
© Foto cedida pelo Jornal Serras de Ansião
País Guinness
Precisamente 99.687 matrículas (4.989 delas de Espanha), 9.857 anedotas, 257 mil referências de peças de automóvel, 1.589 músicas. Os números são, como o próprio diz, “exuberantes”, e retratam a vida e a memória de Filipe Silva, português. de 37 anos. que não para de acrescentar números à sua memória.
Aliás, o número de matrículas decoradas até aumentou durante a conversa do Notícias ao Minuto com Filipe, pois o sobredotado juntou mais uma placa de identificação aos seus conhecimentos e garantiu que já não é possível esquecer.
Na sua juventude, Filipe decorou a tabuada toda em 57 segundos, fez o exame de código em 1 minuto e 29 segundos e tirou a carta em 11 dias. “Não foi mau”, realça entre risos de orgulho.
Mas andemos 13 anos para trás, altura em que, no verão de 2004, o português tornou o seu dom público. Foi ao som de ‘Summer Jam’, da banda The Underdog Project, que tudo aconteceu. O DJ daquela noite baixou o som e alertou os clientes para a existência de um carro mal estacionado. À terceira tentativa e sem que ninguém se preocupasse, Filipe dirigiu-se a uma senhora e disse-lhe “o carro com a matrícula x pertence-lhe e está a estorvar”.
O homem sabia a matrícula, o modelo do carro, o número de lugares, de portas, e até o mês e o ano da viatura. A informação deixou todos estupefactos e havia mais, muito mais. Filipe sabia as matrículas das viaturas dos cerca de 700 clientes que costumavam frequentar o local e, nesse momento, já tinha decorado mais de sete mil matrículas.
“Não tenho truque nenhum, é-me dada a informação, o meu cérebro certifica-se se de que a matrícula está bem e decoro. Não preciso de ver”, garantiu ao Notícias ao Minuto, assumindo que nunca estudou muito por ser “preguiçoso”.
A trabalhar na oficina do pai, em Santo Tirso, Filipe não fecha portas a novas oportunidades e admite que não diria que não a uma oferta de trabalho, principalmente se fosse relacionada com viaturas.
Neste momento é detentor de três recordes do Guinness, o último com 28 mil matrículas e está à espera de que apareça alguém à altura do seu dom. “O recorde a nível mundial é meu. Para já o único caso idêntico ao meu foi um que decorou 12 páginas da lista telefónica”, algo que não ‘mete medo’ a Filipe.
“O meu é um caso curioso, inédito. Basta ver uma vez e nunca mais me esqueço e esse é o facto mais curioso”, diz, longe de se mostrar preocupado com a opinião dos outros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com