Jornadas Europeias do Património convidam cidadãos a apreciar natureza
O Conselho da Europa lançou hoje um convite aos cidadãos europeus para apreciarem os valores da natureza a propósito das Jornadas Europeias do Património (JEP) 2017, que se realizam nos dias 22, 23 e 24 de setembro.
© iStock
País Planeta
As JEP são uma iniciativa do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, e refletem-se anualmente em iniciativas organizadas nos 50 países reunidos na Convenção Cultural Europeia, em espaços de cultura e património.
O tema das JEP deste ano, "Património e Natureza", pretende chamar a atenção para a importância da relação entre pessoas, comunidades, lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões urbanas ou rurais.
Em Portugal, todos os museus e monumentos sob tutela da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) associam-se às JEP 2017 com propostas de atividades, na sua maioria gratuitas.
Em comunicado, o Conselho da Europa sublinha que as JEP celebram a relação entre as pessoas e a natureza, e este ano, mais uma vez, as iniciativas visam chamar a atenção para a necessidade de proteger o património e de partilhar experiências e fomentar a criatividade.
O tema deste ano convida especialmente a cultivar os valores imbuídos na natureza e a perceber como o ambiente influencia o estilo de vida das pessoas, bem como a forma como contribui para o seu bem-estar e desenvolvimento socioeconómico.
Os cidadãos europeus são desafiados a fazer algo como plantar uma árvore, observar golfinhos no rio, passear nas florestas ou apreciar santuários na natureza.
Lançadas em França, em 1985, as jornadas passaram a ser organizadas pelo Conselho da Europa e a Comissão Europeia desde 1999.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com