Porto de fora da corrida à nova sede da Agência do Medicamento
A Agência Europeia do Medicamento não se fixará no Porto. As três finalistas são Amesterdão, Milão e Copenhaga.
© iStock
País EMA
O Conselho da União Europeia decidiu esta segunda-feira, numa votação a 27, que a cidade do Porto não será a candidata escolhida para receber a Agência Europeia do Medicamento (EMA).
A Invicta era uma das candidatas (a única em Portugal), mas acabou por não conquistar votos suficientes para se manter na lista de finalistas. A Agência do Medicamento poderá fixar-se, segundo revelaram fontes europeias à agência Lusa, em Milão (Itália), Amesterdão (Holanda) ou Copenhaga (Dinamarca).
Na primeira volta da votação para a sede da EMA, o Porto recolheu 10 votos, tendo sido a sétima cidade mais votada, a par de Atenas, e atrás de Milão (25 votos), Amesterdão e Copenhaga (ambas com 20), Bratislava (15), Barcelona (13), Estocolmo (12).
Os outros candidatos que hoje se apresentaram a votos eram Bona (Alemanha), Lille (França) e Sófia (tiveram todas três votos); Viena (quatro), Bruxelas e Helsínquia (ambas com cinco); Bucareste e Varsóvia (com sete).
Nesta primeira volta, cada Estado-membro podia atribuir três, dois e um ponto entre as candidaturas, e haveria uma vencedora imediata se recolhesse o apoio máximo de pelo menos 14 votantes, o que não sucedeu, pelo que terá lugar uma segunda volta entre as três cidades mais votadas: Amesterdão, Copenhaga e Milão.
A EMA, cuja localização em Londres terá de mudar devido à saída do Reino Unido da UE, conta atualmente com 890 trabalhadores e recebe cerca de 35 mil representantes da indústria por ano.
A comissão da candidatura, com o apoio do Governo, tem vindo a afirmar que "o Porto está em jogo para ganhar", reunindo condições para tal, e tem feito uma intensa campanha da sua promoção na Europa.
Na passada sexta-feira, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse que "o Porto está claramente no conjunto das candidaturas mais fortes". Já a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, deixou claro que "foi feito um intenso trabalho diplomático e muitas diligências diplomáticas junto dos 26 países envolvidos".
Esta segunda-feira, também o primeiro-ministro se pronunciou sobre o tema. Segundo António Costa, o Porto oferece a "melhor localização" para a Agência Europeia do Medicamento (EMA).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com