Polícia Judiciária faz buscas na Fundação "O Século"
Em causa estarão suspeitas de desvio de dinheiro e peculato na instituição. Fundação diz que "não há arguidos" e "aguarda serenamente as conclusões da investigação".
© Global Imagens
País Autoridades
A Polícia Judiciária (PJ) efetuou, esta quinta-feira, buscas na sede da Fundação "O Século", em São Pedro do Estoril, apurou o Notícias ao Minuto.
A informação foi avançada pelo Correio da Manhã, adiantando que em causa estão suspeitas de desvio de dinheiro e contratação abusiva de familiares.
De acordo com o mesmo jornal, os dirigentes da fundação terão utilizado cartões de crédito da instituição para gastos pessoais, nomeadamente jantares e viagens.
No seu site na Internet, a Procuradoria-Geral da República refer que as buscas se inserem no "âmbito de processo de Inquérito, no qual se investigam, nomeadamente, a prática de condutas ocorridas entre 2012, até à presente data, susceptíveis de integrar a prática dos crimes de peculato e de abuso de poder".
Nesse sentido, foi apreendida "documentação contabilística/financeira e de actas relevantes para o objecto da investigação", lê-se na mesma nota.
A estas informações a agência Lusa acrescenta que as buscas foram realizadas por elementos da Unidade Nacional de Combate à corrupção (UNCC).
Fonte oficial da Fundação "O Século" confirma, por sua vez, que elementos da PJ estiveram hoje de manhã na sede e que "levaram documentos", acrescentando que "não há arguidos" e que "aguarda serenamente as conclusões da investigação".
Criada em 1998, a Fundação "O Século" é uma das mais antigas instituições de apoio a crianças do país.
[Atualizada às 18h30]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com