Bombeiros Profissionais exigem medidas para evitar incêndios urbanos
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) considerou hoje urgente criar medidas para evitar incêndios urbanos, defendendo a atribuição de poderes aos bombeiros para fiscalizarem os edifícios.
© Global Imagens
País ANBP
"A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais tem assistido com preocupação ao número de incêndios urbanos ocorridos nos últimos dias, com consequências catastróficas. O incêndio na coletividade de Vila Nova da Rainha, em Tondela, tornou pública a necessidade urgente de fiscalizar estes espaços no que diz respeito ao licenciamento da sua atividade", refere a ANBP, em comunicado.
A associação que representa os bombeiros profissionais considera que as vistorias feitas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil devem passar a ser obrigatórias, "deixando de ser suficiente o simples parecer de um técnico para dar luz verde ao processo de licenciamento".
A ANBP defende também como "muito importante" a atribuição aos bombeiros de "mais poder de fiscalização e ação".
"Numa altura em que se afinam procedimentos e aprova legislação para que as tragédias como as que assistimos este verão não se assistam mais, em matérias de incêndios florestais, é urgente antecipar medidas para prevenir que outras calamidades se verifiquem, mas em matéria de incêndios urbanos", sustenta a associação.
Para a ANBP, é necessário criar legislação ou cumprir e fiscalizar o cumprimento da já existente no que diz respeito a edifícios antigos e em novas construções, além de ser também urgente impor regras no que diz respeito ao tipo de atividades que podem ser desenvolvidas nos edifícios e as medidas de segurança que acarretam.
"A situação que ocorreu em Tondela poderá vir a repetir-se em outras localidades onde existem coletividades como esta, ou em espaços comerciais com material inflamável e que, alegadamente, não cumprem as regras de segurança", alerta ainda a ANBP.
O incêndio que deflagrou no sábado à noite durante um jantar numa associação recreativa de Vila Nova da Rainha, concelho de Tondela, fez pelo menos oito mortos e 38 feridos, entre graves e ligeiros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com