Fesap quer solução para quem recebe mais 3,58 euros com descongelamento
A Fesap reclamou hoje "uma solução justa" para os trabalhadores que recebem mais 3,58 euros com o descongelamento de carreiras e referiu que várias autarquias ultrapassaram a questão colocando estes funcionários na 4.ª posição remuneratória.
© Global Imagens
País José Abraão
"Esperamos que o Governo corrija esta injustiça, pois, de contrário, os trabalhadores que estão nas duas primeiras posições remuneratórias vão receber apenas mais 90 cêntimos em cada fase da aplicação do descongelamento", disse o secretário-geral da Federação Sindical da Administração Pública (Fesap), José Abraão, à agência Lusa.
O sindicalista considerou inaceitável que os trabalhadores que auferem o salário mínimo nacional (580 euros) e que integram as posições um e dois da Tabela Remuneratória Única (TRU) progridam para a 3.ª posição, cujo valor é de 583,58 euros, auferindo apenas mais 3,58 euros com o descongelamento de carreiras, divididos por quatro fases.
Por isso, a federação sindical, filiada na UGT, reclama uma correção para a carreira dos assistentes operacionais.
Segundo José Abraão, várias câmaras municipais e juntas de freguesias, nomeadamente a câmara de Lisboa, resolveram a situação colocando estes trabalhadores na 4ª posição remuneratória da TRU, que corresponde a 635,07 euros.
O Processo de descongelamento de carreiras, que formalmente se iniciou este mês, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2018, abrange todas as carreiras da administração pública e será aplicado aos trabalhadores que reuniram as condições de progressão entre 2011 e 2017, obtendo 10 pontos na avaliação de desempenho.
Mas, o acréscimo salarial decorrente da progressão na carreira será pago em quatro vezes: os primeiros 25% são pagos com efeitos a janeiro, os segundos em setembro, os terceiros em maio de 2019 e a última fração em dezembro.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com