Militar português ferido por estilhaços na República Centro Africana
Ferimentos causados por estilhaços de granada não terão sido graves, mas este é já o segundo incidente a envolver militares portugueses em Bangui, no espaço de uma semana.
© DR
País Missão
Um militar português ficou ferido esta madruga depois de ser atingido por estilhaços de uma granada numa operação da missão das Nações Unidas em Bangui, na República Centro-Africana.
A notícia, primeiramente avançada pelo Expresso, foi entretanto confirmada pela agência Lusa.
O militar foi atingido por estilhaços de uma granada numa operação que ocorreu de madrugada, entre as 2 horas e as 6 horas.
De acordo com o comandante Coelho Dias, trata-se de um ferimento ligeiro, o militar encontra-se "bem e a recuperar favoravelmente".
O incidente ocorreu no seguimento de uma operação que tem estado a ser desenvolvida desde a semana passada no 3.º distrito da cidade de Bangui, para "neutralizar os grupos armados que atuam" naquela zona.
"As forças portuguesas, além de outros capacetes azuis que também se encontravam nesta operação entraram em confrontos com o referido grupo armado e há a registar um ferimento ligeiro de um dos nossos militares", relatou. O ferimento foi causado por um fragmento de "uma granada ofensiva", acrescentou.
Uma patrulha portuguesa havia sido atacada por grupos armados no passado dia 31 de março, refere em comunicado o Estado Maior General das Forças Armadas.
O militar português ficou ferido na omoplata direita. Desta ação resultou ainda a captura de quatro elementos do grupo armado opositor, a apreensão de diverso material, e a "destruição de viaturas do inimigo", lê-se no documento.
De referir que este é o segundo incidente que envolve militares portugueses em Bangui, no espaço de uma semana.
[Notícia atualizada às 13h20]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com