Combate às desigualdades é um "bom programa" para novas convergências
O dirigente socialista Pedro Silva Pereira afirmou hoje que o PS tem "excelentes razões" para fazer um balanço positivo da sua experiência governativa e solução político-parlamentar, considerando que o combate às desigualdades é um "bom programa" para novas convergências.
© Global Imagens
Política Pedro Silva Pereira
Ao discursar no 22.º Congresso do PS, na Batalha, distrito de Leiria, o também eurodeputado e antigo ministro da Presidência do governo chefiado por José Sócrates recordou o que, então, vaticinava a direita sobre a solução à esquerda, "primeiro o colapso da democracia, depois o colapso da economia e, finalmente, o colapso do Estado e, por três vezes, a direita se enganou".
"Hoje sabemos que esta foi uma aposta ganha, porque deu ao país estabilidade, porque qualificou a nossa democracia, porque melhorou a vida dos portugueses e porque melhorou a situação de Portugal", adiantou.
Pedro Silva Pereira advertiu, depois, para "dois erros" que o PS não pode fazer.
"O primeiro é o de pensar que aquilo o Governo do PS conseguiu foi conseguido apesar da Europa", afirmou, notando haver "restrições decorrentes das regras europeias e essas restrições nem todas fazem sentido", para acrescentar que quando o país mudou de política na Europa houve desconfiança.
Para o dirigente socialista, "o sucesso do Governo do PS deve-se ao facto de ter podido fazer a viragem de página da austeridade honrando os seus compromissos europeus e cumprindo as regas do Euro".
"Segundo erro que não podemos cometer é o de, por causa do balanço positivo que fazemos, enfrentar o próximo ciclo político apenas com os olhos postos no passado, isso seria um erro grave", considerou, referindo que o secretário-geral do PS, António Costa, convoca para uma agenda de futuro.
O dirigente socialista destacou que, depois de o Governo socialista ter, nesta legislatura, "concretizado uma agenda de 'desempobrecimento', o passo seguinte é o de aprofundar o combate às desigualdades" económicas, sociais, territoriais e, até, desigualdades europeias,
"Ora aí está, um grande desígnio para este Partido Socialista", acrescentou, considerando que "ora aí está, no combate às desigualdades, um bom programa para novas convergências à esquerda", para que se continue a "fazer Portugal melhor".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com