Verdes acusam Governo de dar informação deficitária sobre vespa asiática
Grupo parlamentar quer que população ajude a controlar praga.
© Global Imagens
Política Praga
O grupo parlamentar Os Verdes acusa o Governo de uma divulgação deficitária da plataforma SOS Velutina, criada para apoiar a identificação e controlo da vespa Velutina, mais conhecida por asiática, em Portugal, através da georreferenciação online dos ninhos desta praga.
De acordo com um comunicado enviado pelo partido ao Notícias ao Minuto, o deputado José Luís Ferreira já entregou, na Assembleia da República, várias questões sobre o assunto.
Quanto à plataforma, Os Verdes exigem saber porque é que o site SOS Velutina não é suficientemente intuitivo e se está previsto melhorá-lo.
Já quanto ao controlo da vespa asiática, o grupo parlamentar quer que o Governo esclareça se o plano de ação para a vigilância e controlo desta praga está a ser totalmente implementado e se estão previstas medidas complementares, considerando a atual proliferação descontrolada da espécie em Portugal.
Para Os Verdes é essencial que a população seja envolvida no controlo desta praga.
A vespa asiática é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia. Distingue-se da espécie europeia pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).
Inicialmente, a vespa asiática surgiu no norte do país, vinda de outras zonas da Europa, mas tem vindo, progressivamente, a disseminar-se para sul, em particular na faixa litoral e representa uma grande preocupação ao nível da saúde pública, pois embora não seja mais agressiva que a espécie europeia, no caso de sentir os seus ninhos ameaçados reage de forma bastante agressiva. A sua presença tem também reflexos consideráveis ao nível da apicultura, já que sendo esta vespa carnívora é predadora das nossas abelhas.
Em 2017 foram detetados quase 5 mil ninhos de vespa asiática, sensivelmente o dobro dos ninhos identificados em 2016. Em três anos foram localizados cerca de 10 mil ninhos, sendo demonstrativo das dificuldades para controlar a proliferação desta espécie no nosso país.
Recorde-se que, ainda na semana passada, a PSP alertou a população para a presença de enxames de vespas asiáticas em Lisboa. As autoridades recomendam que, se se deparar com um caso destes, não se aventure e ligue para o 112 ou mesmo para o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (217654242).
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com