Rio “nunca deixa cair amigos”? PSD nega "perentoriamente" tal afirmação
Gabinete do PSD diz que se trata de uma "mentira perversa" divulgada "maldosamente" e que "visa dar a entender que, no exercício de funções públicas, o líder do PSD não respeita regras éticas".
© Global Imagens
Política Esclarecimento
O PSD nega “perentoriamente” que o seu presidente, Rui Rio, tenha afirmado, na reunião de segunda-feira, em Viseu, a propósito do caso José Silvano, que “nunca deixa cair os amigos”.
Numa nota de esclarecimento enviada às redações esta terça-feira, o gabinete do partido refere que a atribuição de tal afirmação a Rui Rio corresponde a uma “mentira perversa” divulgada “maldosamente” e que “visa dar a entender que, no exercício de funções publicas, o líder do PSD não respeita regras éticas quando possam estar em causa pessoas de relacionamento muito próximo”.
Mais: “Rui Rio não só não disse isso, como toda a sua vida pública demonstra rigorosamente o contrário”, pode ler-se na mesma nota, onde os social-democratas explicam que o que o presidente transmitiu “claramente foi que a falta de cumprimento dos princípios éticos não é aproveitar-se oportunisticamente da condenação mediática de alguém, mas sim ter a coragem de ser justo na apreciação dos factos”.
Rui Rio, esclarece-se ainda, “chegou mesmo a dizer que seria ‘um canalha’ se se aproveitasse da fragilidade de terceiros para defesa cobarde da sua própria imagem”.
“Isto depois de os militantes terem percebido e aceite as explicações de José Silvano e o exagero que foi dado a este caso”, lê-se por fim.
Recorde-se que as declarações atribuídas esta terça-feira a Rui Rio, a propósito da polémica que envolve o secretário-geral José Silvano, resultaram de relatos da reunião com os militantes, em Viseu, feitos à agência Lusa.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com