Juventude Popular bane plástico dos seus eventos
Resolução que põe fim à utilização de plástico e derivados foi aprovada no último Conselho Nacional. Concelhias e distritais da JP têm seis meses para pôr resolução em prática.
© Isabel Santiago Henriques
Política Conselho Nacional
A Juventude Popular (JP) aprovou uma resolução que põe fim à utilização de plástico e objetos derivados em eventos próprios.
Num comunicado remetido ao Notícias ao Minuto, a JP faz saber que a proposta, intitulada ‘Por uma Juventude Popular sem plásticos’, foi formulada pela Concelhia de Cascais – conjuntamente com o ‘Movimento Claro’ – acolhida pela Comissão Política Nacional, e aprovada por unanimidade pelos mais de 250 delegados presentes no último Conselho Nacional.
O objetivo da iniciativa é "colmatar a verificável dependência em relação a produtos de plástico, que resulta num autêntico envenenamento do meio ambiente". Nesse sentido, a proposta em causa, explica a JP, reivindica "a abolição da utilização de plásticos nas atividades, sejam elas de cariz concelhio, distrital ou nacional”, com o intuito de minimizar o seu impacto ambiental.
O presidente da JP manifestou-se empenhado na redução da “pegada ecológica da Juventude Popular" através da eliminação dos plásticos descartáveis com carácter obrigatório em todas as atividades, substituindo o seu uso pela utilização de materiais reutilizáveis e menos poluentes.
Francisco Rodrigues dos Santos lembrou ainda que está, sobretudo, nas mãos dos jovens o poder de mudar o rumo do Planeta e que a JP "dá o exemplo" nesse sentido.
"Os jovens são responsáveis pela adopção de comportamentos sustentáveis definidores de hábitos futuros amigos do ambiente, dado que se encontram em posição de peso para realizar mudanças a nível global", notou, realçando que a Juventude Popular "dá o exemplo".
E fá-lo "em linha com as preocupações da Comissão Europeia, tendo em consideração o efeito de descarte de plástico pouco consciente no meio ambiente, e que no nosso continente representa cerca de 85% do lixo encontrado em todas as praias", completou.
Assim, passo a passo, a erradicação do plástico das iniciativas promovidas pela Juventude Popular está a "tornar-se uma realidade". As estruturas concelhias e distritais têm um período de seis meses, daqui em diante, para a eliminação do plástico nos seus eventos, decidiu a JP.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com