"Partido Socialista precisa de profunda renovação"
O socialista Francisco Assis afirma em entrevista à Antena1 que o autarca António Costa é “a personalidade da esquerda” que tem “melhores condições para ganhar [eleições] presidenciais” agendadas para 2016. Assis defende ainda que o "Partido Socialista precisa de profunda renovação" e que caso seja necessário um segundo resgate no período pós-troika, o partido deve participar nas negociações.”
© DR
Política Assis
Em entrevista à Antena1, o antigo líder parlamentar do PS, Francisco Assis, revela que não pretende voltar a ocupar esse cargo mas não afasta a possibilidade de regressar ao Parlamento Europeu, onde esteve em 2009.
"Se o convite me for dirigido, não tenho nenhuma razão para dizer não, mas a questão não me foi colocada, não tinha de ser, não sei se vai ser, se não for também não fico nada ofendido," afirma Assis relativamente às eleições para o Parlamento Europeu, marcadas para Maio do próximo ano.
Já em relação às eleições presidenciais de 2016, o socialista reitera, nesta entrevista à Antena1, o recém-eleito presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, é "a personalidade na área da esquerda que tem melhores condições para ganhar as eleições".
Apesar de reconhecer a importância do resultado conquistado pelo PS nas eleições autárquicas, Francisco Assis defende que o partido, “tal como outros”, “precisa de profunda renovação.”
“Por exemplo, ainda não desisti de lutar por uma ideia que apresentei há alguns anos quando me candidatei a secretário-geral [contra Seguro], que é a ideia de iniciar uma nova fase nos métodos de escolha dos candidatos autárquicos, através de primárias abertas à sociedade. Verificamos hoje que isso é absolutamente imprescindível porque há, de facto, uma barreira entre os partidos e a sociedade”, defende Assis.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com