Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

CDS questiona ministra sobre escalas na obstetrícia do Amadora-Sintra

O grupo parlamentar do CDS-PP dirigiu hoje um conjunto de oito perguntas à ministra da Saúde sobre as supostas escalas ilegais nas urgências de obstetrícia do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra).

CDS questiona ministra sobre escalas na obstetrícia do Amadora-Sintra
Notícias ao Minuto

17:54 - 09/08/19 por Lusa

Política Saúde

"<span class="nanospell-typo">Alegadamente, os profissionais estarão a fazer mais de 100 horas de urgência num mês, para além do que seria habitual e desejável. O hospital tem apenas, segundo o presidente da secção regional do Sul da Ordem dos Médicos, 'seis equipas com quatro elementos e fazem sete bancos de 24 horas em cinco semanas' e, em 50 fins-de-semana, os médicos do serviço de urgência de obstetrícia deste hospital 'estão ocupados em 30 fins-de-semana'", lê-se no requerimento dos democratas-cristãos.

De acordo com os deputados centristas, "está mais do que demonstrado que o Governo não acautelou atempadamente, como era sua obrigação, as férias dos profissionais durante o período de verão" e "o CDS-PP encara estes factos com muita preocupação, considerando ser absolutamente necessário e prioritário assegurar tanto o acesso à saúde, como a qualidade dos cuidados prestados como, naturalmente, as condições e horários de trabalho dos profissionais de saúde, o que, manifestamente, não está a acontecer".

"Confirma que o hospital tem apenas seis equipas com quatro elementos e que fazem sete bancos de 24 horas em cinco semanas?" e "que justificação apresenta para estas denúncias feitas pela Ordem dos Médicos?" são duas das questões colocadas pelo CDS-PP à responsável pela tutela, Marta Temido, à qual são ainda pedidas garantias de qualidade e segurança dos serviços prestados às grávidas naquele hospital e também que assegure o cumprimento das condições e horários de trabalho dos profissionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório