Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

PSD Leiria quer criar reserva mundial de surf em toda a costa do distrito

O PSD Leiria quer criar uma reserva mundial de surf em toda a orla costeira do distrito, 'Da Baleia ao Baleal', "fomentando o desenvolvimento preocupado e atento dos recursos naturais, assim como um maior aproveitamento económico deste 'produto' que é considerado pelo Turismo de Portugal como fundamental para a promoção do país".

PSD Leiria quer criar reserva mundial de surf em toda a costa do distrito
Notícias ao Minuto

11:15 - 07/09/19 por Melissa Lopes

Política PSD

Esta é uma das propostas dos social-democratas no distrito de Leiria, encabeçado pela líder da Juventude Social Democrata, Margarida Balseiro Lopes, que consta no programa às eleições legislativas de 6 de outubro

O programa, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, contempla também propostas na área da saúde, nomeadamente “defender o reforço do investimento no Hospital de Leiria; corporizar melhor soluções de saúde hospitalar para os utentes afetos ao Centro Hospitalar do Oeste” e “garantir a oferta de cuidados paliativos no distrito”.

Noutras áreas, os social-democratas defendem por exemplo a requalificação “urgente dos IC2 e IC8", assim como a diminuição das portagens na A13 e a desconcentração de serviços do Estado para “gerar dinâmicas de desenvolvimento”.

É também objetivo do PSD Leiria passar o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) a Universidade Politécnica, “mantendo a sua vocação de instituição com forte pendor para a investigação aplicada e para a ligação à comunidade, mas com a possibilidade de ministrar doutoramentos”, lê-se no programa.

Outra das propostas passa pela instalação de um Parque da Inovação e da Economia Digital em Leiria, “um espaço de excelência para o crescimento de empresas inovadoras” e que a par do Parque da Ciência e da Tecnologia do Mar de Peniche, em integração com o Politécnico de Leiria, possam desenvolver ações específicas que incidam sobre a economia local, melhorar os serviços digitais locais e contribuir para a eliminação do fosso digital das empresas”.

A natalidade é outra das preocupações dos social-democratas. Defende, por isso, o PSD Leiria a implementação de uma estratégia de incentivo à natalidade, “com subsidiação universal às famílias, aumento dos períodos de licença e incremento da oferta pública da rede de creches e jardins-de-infância”.

Na área do ambiente, o incentivo à economia circular e utilização de energias limpas, assim como a reflorestação “responsável e sustentável”, nomeadamente das áreas ardidas do Pinhal de Leiria são outras das propostas do PSD Leiria.

Por fim, os social-democratas defendem a abertura à aviação civil da Base Aérea de Monte Real e posicionar a dinâmica empresarial do distrito à escala internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório