Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Ministro Capoulas Santos responde a Cristas e acusa-a de "descaramento"

A líder do CDS considerou "inaceitável que o Governo tenha 22 mil candidaturas aos fundos para a agricultura à espera de serem aprovadas". O ministro da Agricultura lembra que Cristas "não conseguiu fazer aprovar um único projeto do PDR2020".

Ministro Capoulas Santos responde a Cristas e acusa-a de "descaramento"
Notícias ao Minuto

13:44 - 09/09/19 por Notícias Ao Minuto

Política Eleições Legislativas

A campanha para as legislativas começa a aquecer à medida que as eleições se aproximam. Este domingo durante uma ação de campanha na Feira Nacional da Cebola, em Rio Maior, Assunção Cristas debruçou-se sobre os apoios para a agricultura.

A líder centrista considerou “inaceitável que o Governo tenha 22.000 candidaturas aos fundos para a agricultura à espera de serem aprovadas”. Uma observação que mereceu resposta do ministro da Agricultura, Capoulas Santos, através de uma publicação na sua página de Facebook, na qual acusou Cristas de “descaramento”.

“DES-CA-RA-MENTO. É o mínimo que pode dizer-se de uma pessoa que, em 2014 e 2015, não conseguiu fazer aprovar UM ÚNICO projecto de investimento do PDR2020. Estão agora aprovados mais de 30.000 projetos e o atual programa é um dos que têm melhor execução dos 28 Estados membros da UE: 54%”, afirmou o ministro, lembrando o desempenho de Assunção Cristas no governo de Passos Coelho, no qual era ministra da Agricultura e do Mar.

“O PRODER, da responsabilidade da drª Cristas, com o mesmo período de execucão, tinha apenas 41%, que corresponde a um ano de atraso face ao acual programa”, frisou Capoulas Santos.

Esta segunda-feira o gabinete do ministro da Agricultura divulgou um comunicado no qual acusa Cristas de manipular os números. "O Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020 entrou em vigor em 1-1-2014. Dois anos depois, em final de 2015, quando o atual Governo entrou em funções, estavam por decidir 90,9% das candidaturas entradas durante o mandato de Assunção Cristas como ministra da Agricultura", pode ler-se.

O gabinete de Capoulas Santos salienta que o "período de pré-campanha eleitoral não justifica a manipulação grosseira de números por parte de uma deputada que ocupou a pasta da Agricultura durante quase 5 anos, vindo agora criticar o Governo por apresentar uma taxa de decisão de 81,7%, quando a sua própria taxa de decisão foi de 9,1%, deixando por aprovar 12.614 projetos".

E apresenta os números relativos ao PDR2020. "Foram decididas 46.656 candidaturas de projetos de investimento, de um total de 57.112 candidaturas validadas. Das 10.456 candidaturas em processo de análise, a maioria corresponde aos concursos recentemente abertos, encontrando-se em processo de análise, dentro dos prazos normais". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório