Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

"É deplorável o abuso e exploração de uma criança"

José Ribeiro e Castro reagiu após o discurso da ativista Greta Thunberg na Cimeira do Clima.

"É deplorável o abuso e exploração de uma criança"
Notícias ao Minuto

20:40 - 23/09/19 por Notícias Ao Minuto

Política Ribeiro e Castro

José Ribeiro e Castro reagiu, no Facebook, ao discurso da ativista Greta Thunberg na Cimeira do Clima, esta segunda-feira.

Para o antigo deputado do CDS "esta história pode acabar muito mal", uma vez que é "profundamente deplorável o abuso e a exploração, para efeitos de uma causa política, de uma criança, que dá cada vez mais sinais de desequilíbrio emocional e fragilidade psicológica".

"A fragilidade é normal. Não devia ser abusada, mas protegida. Não há direito! Não há direito quer de todos os que empurram e manipulam, quer de todos os que ajudam no cortejo", acrescenta Ribeiro e Castro.

De lembrar que a jovem sueca de 16 anos acusou, durante a sua intervenção, os líderes mundiais de lhe roubarem "os sonhos e a infância". 

Notícias ao MinutoPublicação de José Ribeiro e Castro© Reprodução Facebook / José Ribeiro e Castro

"Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e a infância com as vossas palavras vazias", disse a jovem defensora do ambiente em Nova Iorque no início da Cimeira da Ação Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

"Eu não devia estar aqui, eu devia estar na escola, do outro lado do oceano", afirmou, emocionada, a jovem que lançou o movimento Greve Mundial pelo Clima quando em 2018 decidiu faltar às aulas para protestar junto ao parlamento sueco contra a inação dos políticos em questões ambientais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório