Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Especial Eleições: 10 propostas chave do CDS? Eis a resposta do partido

As Eleições Legislativas aproximam-se a passos largos e é já no próximo dia 6 de outubro que os portugueses vão às urnas eleger a constituição da Assembleia da República. Este ano há 21 forças políticas, mas apenas 15 apresentaram listas em todos os círculos eleitorais.

Especial Eleições: 10 propostas chave do CDS? Eis a resposta do partido
Notícias ao Minuto

11:30 - 02/10/19 por Beatriz Vasconcelos e Melissa Lopes

Política Legislativas

Entre arruadas, comícios e polémicas instaladas, não queremos que se perca entre tanta informação. Por isso, com o objetivo de o ajudar a fazer uma escolha informada, o Notícias ao Minuto perguntou aos seis partidos com assento parlamentar - PS, PSD, BE, CDSPCP e PAN - quais são as 10 propostas que consideram mais importantes nas respetivas candidaturas

A partir desta quarta-feira vão sendo publicadas as respostas dos vários partidos, duas por dia, até sexta-feira, aquele que é o último dia da campanha eleitoral. 

CDS-PP

O partido liderado por Assunção Cristas assume que o programa eleitoral é a "peça chave da democracia representativa: é o nosso compromisso com o eleitor, é a base da confiança". 

Foram 10 as medidas que pedimos e o CDS indicou as seguintes: 

  1. Quando nasce uma criança, alargamos a licença parental para um ano, criando condições para que pais e avós possam acompanhar os seus primeiros meses.
  2. Quando a criança vai para a escola, atualizamos os currículos, para que as disciplinas e as competências estejam adaptadas aos novo desafios.
  3. Quando um jovem começa a trabalhar em part-time, criamos um regime de não englobamento dos seus rendimentos em part-time, para que não sejam penalizados por querer trabalhar.
  4. Quando alguém procura emprego, alargamos apoios à contratação, para que se criem mais oportunidades e mais facilmente se convertam situações precárias em contratos mais estáveis.
  5. Quando precisa de aceder a cuidados de saúde, garantimos a ida a qualquer outro hospital, público ou não, se o hospital não tiver vaga para consulta de especialidade, para que não espere eternamente, e alargaremos a ADSE a todos.
  6. Quando se tem um filho, recorremos ao setor social e privado para abrir a vaga necessária para que a criança não tenha de esperar anos até à construção de uma creche pública, e repomos o quociente familiar.
  7. Quando alguém quer poupar ou investir, baixamos em 15% a taxa efetiva média de IRS até 2023, isentamos de IRS as horas extraordinárias e as quantias investidas, e baixamos sucessivamente o IRC até o comparar com o irlandês.
  8. Quando uma precisa de se requalificar, criamos rankings de empregabilidade, para ser fácil escolher formação profissional que garante emprego.
  9. Quando o Estado deve dinheiro, permitimos que se desconte essa dívida nos impostos, para que não tenha de estar a pagar a quem lhe está a dever.
  10. Quando quer reduzir o consumo energético e de água, criamos esquemas tarifários dinâmicos, para facilitar o ajustamento do consumo, contribuindo para o ambiente e eficiência energética.

Pode consultar o programa eleitoral completo do PS neste link.

 Outras informações importantes

Qual o nome dos candidatos a deputados? Onde devo votar? Preciso do número de eleitor?
Pode consultar a lista dos candidatos pelos vários círculos eleitorais e dos vários partidos neste link

Envie um SMS para o 3838: Escreva RE nº de Identificação civil sem check.digito data de nascimento AAAAMMDD (exemplo: RE 1444880 19531007)

Não. O número de eleitor foi abolido. Para exercer o direito de voto basta que indique o nome e entregue ao presidente da mesa o documento de identificação civil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório