Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Especial eleições: 10 propostas chave do PSD? Eis a resposta do partido

As Eleições Legislativas aproximam-se a passos largos e é já no próximo dia 6 de outubro que os portugueses vão às urnas eleger a constituição da Assembleia da República. Este ano há 21 forças políticas, mas apenas 15 apresentaram listas em todos os círculos eleitorais.

Especial eleições: 10 propostas chave do PSD? Eis a resposta do partido
Notícias ao Minuto

09:25 - 03/10/19 por Beatriz Vasconcelos e Melissa Lopes

Política Legislativas

Entre arruadas, comícios e polémicas instaladas, não queremos que se perca entre tanta informação. Por isso, com o objetivo de o ajudar a fazer uma escolha informada, o Notícias ao Minuto perguntou aos seis partidos com assento parlamentar - PS, PSD, BE, CDSPCP e PAN - quais são as 10 propostas que consideram mais importantes nas respetivas candidaturas. 

Partido Social Democrata (PSD)

O partido liderado por Rui Rio identifica-se com a matriz reformista e, por isso, considera que esta política é a mais eficaz de resolver os problemas do país. 

Pedimos ao PSD 10 propostas chave da candidatura às legislativas, mas o partido diz ter uma "visão integrada", pelo que lhes parecia "redutor, neste aspeto, isolar 10 propostas". Por isso, apresentou as "cinco grandes reformas inadiáveis", cujas propostas remete para o programa eleitoral.

  1. Um sistema político responsável e mais próximo dos cidadãos;
  2. Recuperar a confiança no sistema de Justiça: o cidadão no centro da reforma;
  3. A regressão demográfica e a crise anunciada da segurança social;
  4. Natalidade: uma política para a maternidade e infância;
  5. A descentralização como requisito da coesão territorial;

"No âmbito de cada uma destas reformas elencamos um conjunto alargado de medidas pensadas de modo articulado e cuja implementação ajudará a concretizar a visão que o PSD tem para Portugal", aponta o partido de Rui Rio. 

Pode consultar o programa eleitoral completo do PSD neste link.

Outras informações importantes

Qual o nome dos candidatos a deputados? Onde devo votar? Preciso do número de eleitor?
Pode consultar a lista dos candidatos pelos vários círculos eleitorais e dos vários partidos neste link

Envie um SMS para o 3838: Escreva RE nº de Identificação civil sem check.digito data de nascimento AAAAMMDD (exemplo: RE 1444880 19531007)

Não. O número de eleitor foi abolido. Para exercer o direito de voto basta que indique o nome e entregue ao presidente da mesa o documento de identificação civil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório