"Estamos perante perante uma derrota histórica dos partidos de Direita"
BE já reagiu às projeções que dão o PS como vencedor.
© Global Imagens
Política Jorge Costa
Numa primeira reação no quartel-general do Bloco de Esquerda, Jorge Costa do Bloco de Esquerda reagiu às projeções das eleições deste domingo. De acordo com o dirigente, os resultados mostram uma clara "derrota da Direita".
Os resultados "são ainda muito iniciais, com grandes intervalos" e não permitem ainda "tirar qualquer conclusão" sobre as relação de forças entre o partido de governo e os restantes partidos.
Mas, acrescentou, "o PS ganhou claramente as eleições. Estamos perante perante uma derrota histórica dos partidos de Direita. O País mostrou o que o CDS e PSD fizeram. E o Bloco de Esquerda confirma-se como terceira força política nacional", disse.
"O Bloco de Esquerda confirma-se como terceira força política nacional, uma enorme responsabilidade que assumimos inteiramente", destacou o também diretor de campanha.
As outras duas conclusões retiradas pelo dirigente bloquista é que o "PS ganhou as eleições claramente" e, portanto, "formará governo", enquanto a direita sofreu uma "derrota histórica".
"Muito mais não se pode dizer porque a composição do parlamento, a relação de forças entre os diversos partidos políticos ainda não fica clara a partir destas primeiras projeções e vamos ter que aguardar por resultados definitivos", disse apenas.
Questionado sobre eventuais soluções políticas, o deputado e recandidato por Lisboa considerou que o "desenlace político só se poderá conhecer em toda a sua extensão quando for conhecida a relação que vai haver entre os partidos", garantindo que ainda "não houve contactos" com o PS.
"Todos estamos à espera de saber quais são os resultados e verificar que parlamento teremos", afirmou.
Quando foram conhecidas as projeções, estavam três televisões ligadas, mas era a da RTP que tinha som.
No momento em que foi anunciado que, de acordo com as projeções da Universidade Católica, o PS não vencerá com maioria absoluta foi quando se ouviram as primeiras palmas na sala.
A segunda ovação surgiu quando, de acordo com as mesmas projeções, o BE poderá eleger entre 19 e 23 deputados.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com