Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"O Chega! não vem para minar a democracia"

O líder do Chega apelou hoje "à calma" com a eventual eleição de um primeiro deputado à Assembleia da República, garantindo que o seu partido é democrático e "não há razões para alarme".

"O Chega! não vem para minar a democracia"
Notícias ao Minuto

21:18 - 06/10/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

Política CHEGA

O líder do Chega!, André Ventura, pediu "prudência" perante as projeções, que apontam que o partido vai eleger um deputado para a Assembleia da República, e pede a todos que tenham "calma" nos seus comentários e atitudes, isto porque, diz, "o Chega! é um partido democrático".

"Não há razões para alarme. O Chega! vem para reforçar a democracia, não vem para a minar. Por isso, peço contenção a todos", disse.

André Ventura defendeu ainda que será um "dia histórico", caso o partido eleja um deputado, ressalvando, no entanto, que ainda não há elementos suficientes para fazer um juízo definitivo.

Segundo as projeções de resultados que as televisões divulgaram pelas 20:00, o Chega terá obter entre 0,4 e 2,5% dos votos, podendo vir a ter um deputado no parlamento.

"Se acontecer será um dia histórico, mas não temos ainda elementos que nos permitam fazer um juízo definitivo sobre isto", afirmou o líder do partido, falando num hotel em Lisboa, após a divulgação das primeiras sondagens.

"Estarmos apontados à eleição é um dado muito positivo que eu gostaria de frisar", destacou o candidato, reforçando que caso o Chega eleja "será a primeira vez em mais de 45 anos que um partido com estas características terá eventualmente assento na Assembleia da República".

André Ventura agradeceu ainda "a todos os que votaram no Chega" e concluiu a sua curta intervenção dizendo que o partido irá aguardar "estimativas mais sólidas e depois aguardar também os resultados definitivos" para fazer "uma comunicação ao país de forma mais sustentada".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório